OS TIGREIROS DA ERA TECNOLÓGICA

  • EntreTantos
  • Publicado em 3 de setembro de 2018 às 10:06
  • Modificado em 8 de abril de 2021 às 14:27
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Quem aportasse no Rio de Janeiro do século XIX, ou seja, na capital do império brasileiro, recorreria imediatamente ao socorro de lenços perfumados, para que pudessem camuflar o futum exalado das vias públicas, ao qual os habitantes já estavam acostumados. O bodum era tamanho, que os brasileiros recorriam a aromatização das vias, através do cultivo de hortelã, canela e cravo-da-índia, para tonar o ar, digamos, respirável.

De longe, avistariam, principalmente ao nascer do sol, valendo-se do frescor da manhã, os famosos “tigreiros”, que eram os escravos encarregados de transportar sobre os ombros, barris repletos de excrementos e dejetos de seus senhores. Os barris eram desovados nos terrenos baldios e, impiedoso ou não, o fato é que aquela atividade rotineira se tornou uma competição entre os cativos. Os escravos concorriam sobre quem era capaz de erguer o maior monte de b… (Em tempo, por pouco escapa-me um palavrão, com ele, provavelmente, meu emprego neste jornal ha-ha). Quem de longe observasse, veria dezenas de morrinhos de dejetos humanos, coroados com bandeirolas, esperando pela próxima chuva, para que fosse dissolvidos e escoados para o mar. Veriam também, ao alvorecer, o desfile de bebuns, que varavam noites em pândega nos tantos bordéis e que, agora, saiam destes, cambaleantes e amarrotados, procurando nos terrenos baldios, entre os morrinhos de dejetos e os escravos que os juntavam, um lugar “decente” para vomitar.

A alcunha de “tigreiros”, deu-se graças à mistura pastosa e amarelada que, vez ou outra, num descuido do cativo que a transportava, despencava na pele negra, remetendo à alusiva comparação com a coloração de um tigre.

Engana-se o leitor que imaginar que a questão “tigreiros” é coisa do passado, ou mesmo conto de fadas. Na verdade, estes pobres seres, que dedicam a vida a carregar as fezes alheias e até brincar com elas, ainda existem, em plena revolução da tecnologia, elas existem. Eu esbarro nelas no dia a dia, e toda vez que olho no espelho. Exatamente, digníssimo paciente leitor, por incontáveis vezes, ao refletir minha situação nesta sociedade, cada dia mais hostil, mais sinuosa e vulnerável, sinto-me um próprio “tigreiro”, transportando sobre meus ombros (no caso franzinos, diferente da musculatura vigorosa dos negros do século XIX) os dejetos de meus senhores. E o pior de tudo, paciente leitor, que não sei porque cargas d’agua não abandonou minhas rasuras, é que consigo me ver, também, tal qual os negros do Brasil império, erguendo castelinhos de merda alheia. E, se ainda há possibilidade de piorar o quadro, me divirto com isso. Esta é a atual situação do pobre neste país. Mas, é ainda pior, a situação das pobres almas que ainda não entenderam que não pertencem a elite, que não há meio pobre ou meio rico. E passam sua existência, desovando barris maiores e produzindo-os em igual medida, só que amparados por rótulos ou sugestões sociais que, de alguma maneira os colocam acima dos pobres.

O fato, paciente leitor, é que no fatídico dia 13 de maio de 1888, aboliram a escravidão e, consequentemente, os “tigreiros” que eram forçados a transportar os dejetos da elite, mas, no mesmo dia pariram uma nova espécie de tigreiros, numa versão simbolicamente livre, igualitária em direitos, porém, mediocremente, mais resignada. Eis que aqui, brota-me uma questão. É fato que fugirei um pouco à questão dos tigreiros, e tal desconexão poderia irritar meu editor, mas, por outro lado, a parte jovem que ainda resta neste corpo corroído pelos anos, sugere sempre uma anarquia textual. E assim, proponho que faça a si próprio uma pergunta: Você é inteiramente livre? Não falo em liberdade de expressão, ou coisa do gênero. Falo sobre sua situação dentro da sociedade e consequentemente, do estado em um todo. Do tipo de liberdade que só conhece quem experimentou a profundeza de um rio com os dois pés. Reflita, enquanto vou até o terreno mais próximo desovar este barril de tributações que começa a derramar sobre meus ombros.

*Essa coluna é semanal e atualizada às quartas-feiras.


+ zero