Alongamentos podem ser feitos em casa e têm papel fundamental em uma vida saudável

  • Roberto Pascoal
  • Publicado em 4 de fevereiro de 2024 às 18:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

É sempre muito importante ouvir especialistas antes de se exercitar

Ter uma alimentação saudável, dormir bem e praticar exercícios regularmente são alguns dos segredos para ter uma boa qualidade de vida.

No entanto, muitas pessoas chegam à academia e começam a fazer treinos pesados sem a preparação adequada para o corpo, pois não compreendem a importância do alongamento e aquecimento.

Essas práticas são indispensáveis para aumentar a flexibilidade dos músculos e prepará-los para exercícios mais intensos, visto que promove a distensão das fibras musculares e melhora a amplitude dos movimentos executados.

Mas quando devo praticar o alongamento? Ele ainda é recomendado ser praticado como preparação para atividades físicas? Quais são seus reais benefícios? Continue a leitura que vamos explicar tudinho para você. Vamos lá?

A real importância

Para você ter uma ideia, vamos comparar os músculos com um elástico: se você não souber manuseá-lo com cuidado, aplicando mais força do que ele suporta, ele pode arrebentar.

Da mesma maneira, isso também pode acontecer com os nossos músculos: se eles não tiverem o preparo necessário para realizar atividades físicas pesadas, há grande risco de se romperem.

O alongamento, conforme já citamos, é uma das práticas que promovem essa flexibilização aumentando a amplitude de movimento muscular.

Reduzindo as chances de distensão ou até ruptura completa das fibras musculares, o que causa muita dor e pode até afastar você dos exercícios físicos por algum tempo.

Além disso, músculos terão maior capacidade de executar movimentos com grande amplitude, o que pode melhorar o seu desempenho nos treinos e a conquista de resultados.

 

Confira os benefícios

• Proporciona mais flexibilidade ao corpo;

• Reduz chances de lesões musculares;

• Ativa a circulação sanguínea;

• Promove sensação de relaxamento e bem-estar;

• Reduz o estresse, a ansiedade e a depressão;

• Melhora a consciência corporal;

• Alivia as tensões;

• Melhora a habilidade articular;

• Diminui a dor muscular;

• Ajuda no desempenho físic

 

Muitos benefícios

O alongamento traz diversos benefícios quando praticado diariamente, mas sua prática em preparação para exercícios físicos tem sido motivo de debate nos últimos anos.

Estudos vem mostrando que praticar o alongamento em preparação para o exercício é importante para práticas que requerem grande amplitude de movimento do corpo, como ballet, certas artes-marciais ou ginástica olímpica.

Já em outras atividades físicas mais comuns do dia á dia – como corrida, natação, academia, ciclismo etc. – o recomendado é que você se prepare com um aquecimento.

E pratique alongamentos após estar aquecido durante exercício ou deixar o alongamento para ser praticado ao fim do treino diário.

Caso você adore praticar alongamentos antes de atividades físicas e não quer deixá-los de lado, o recomendado é que você faça primeiro um aquecimento leve e depois pratique o alongamento dinâmico.

O importante é que você não realize alongamentos sem os músculos estarem devidamente aquecidos.

Apesar de, conforme os estudos indicam, não serem mais recomendados como uma forma de aquecimento, introduzir a prática de alongamentos na sua rotina do dia-a-dia promove um maior rendimento nos exercícios.

Bem-estar

Além disso, alongamentos leves podem ser feitos a qualquer hora para relaxar sua musculatura e lhe proporcionar o sentimento de bem-estar.

Pode ser em casa, no trabalho ou até no carro, enquanto está parado no trânsito — você pode se alongar, para aliviar as tensões acumuladas ou depois de ficar muito tempo sentado ou em pé.

Muitas pessoas vão para a academia e praticam atividades físicas sem considerar a importância do alongamento.

A prática correta de alongamentos é essencial para dar mais flexibilidade ao corpo e preparar os músculos para receber cargas de atividades mais pesadas.

Por isso, não deixe de incluir esses movimentos na sua rotina de treinos — isso protege você de lesões e melhora o seu desempenho e os seus resultados.


+ Bem-estar