Termina prazo para declarar o Imposto de Renda. O que fazer?

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 1 de maio de 2018 às 07:07
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:42
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Para evitar problemas com a Receita, contribuinte tem que correr e enviar documentação

Muita gente perdeu o prazo para declarar o Imposto de Renda, encerrado neste dia 30. Agora, será preciso correr para acertar as contas, enviar a documentação e evitar mais problemas com a Receita Federal.

A Receita Federal informou ter recebido 29.269.987 declarações do Imposto de Renda até às 23h59 de segunda-feira, número acima da expectativa de receber 28,8 milhões de declarações neste ano. Desse total, ainda de acordo com o Fisco, 317.920 declarações foram enviadas por dispositivos móveis.

Quem não enviou o documento só vai poder entrar de novo no sistema da Receita a partir das 8h de quarta-feira (2). Será preciso baixar o programa da Receita Federal e mandar a declaração. 

Assim que emitir a declaração, o contribuinte receberá a “notificação de lançamento de multa” e a Darf da multa. O contribuinte terá 30 dias para pagar a multa e regularizar sua situação. A multa é de no mínimo R$ 165,74 e no máximo 20% do imposto devido.

Quem não tem imposto a pagar terá R$ 165,74 descontados da sua restituição. Já aqueles que terão que pagar IR, a multa é de 1% ao mês, começando a contar a partir de maio. O valor máximo é de 20% do imposto devido.

Os contribuintes que não fizerem a declaração, além do prejuízo financeiro com a multa, o contribuinte fica com o CPF “sujo”, o que pode lhe impedir de fazer empréstimos, tirar passaportes, obter certidão negativa para venda ou aluguel de imóvel e até prestar concurso público até a regularização da situação. 

No caso de quem enviar a declaração com erro, a declaração retificadora não está sujeita à multa por atraso na entrega.


+ Economia