Santa Casa não recebe UTI Móvel e cobertura para o centro de reabilitação do HC

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 15 de dezembro de 2017 às 11:49
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:29
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Executivo ignora pedidos de vereadores e repasse de verbas voltadas à instituição

A Prefeitura de Franca deve fechar o ano sem atender a duas demandas ligadas à saúde da cidade, mais precisamente a Fundação Santa Casa, ambas solicitadas pela Câmara dos Vereadores.

A primeira remonta ao início do ano, quando o presidente da Câmara, Marco Garcia (PPS), solicitou que a Prefeitura construísse uma cobertura no centro de reabilitação do Hospital do Câncer da cidade, com custo estimado, à época, em R$ 50 mil.

Após uma reunião, em abril, Gilson se comprometeu com Marco em realizar a obra, que privilegiaria os pacientes que ficam expostos às condições climáticas. Muitos, em tratamento com fisioterapeuta, têm dificuldade para se locomover e dependem de cadeiras de rodas e muletas.

O segundo problema é ainda pior. ​A Câmara remanejou recursos que seriam investidos com a implantação da TV do Poder Legislativo para a compra de uma UTI Móvel a ser utilizada pela Santa Casa de Franca no transporte de pacientes graves.

Há meses, foram repassados os R$ 350 mil para a compra do veículo. Para tanto, bastaria que o prefeito Gilson de Souza (DEM) envie projeto de lei para a Câmara para que os vereadores aprovem a aquisição.

Mas, a poucos dias do final do ano, nenhum dos dois compromissos será cumprido pela atual administração. As perdas são claras: a instituição não receberá o veículo e as benfeitorias, os pacientes continuarão penalizados e o prefeito poderá ter desgaste político pelo aparente desinteresse pela causa.


+ Saúde