E-commerce Enjoei atinge vendas de R$ 3 milhões por dia: R$ 100 milhões por mês

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 13 de agosto de 2022 às 09:00
  • Modificado em 13 de agosto de 2022 às 09:58
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Parte da estratégia da companhia é ampliar a recorrência das transações por usuário, o que ajuda na alavancagem operacional

Tie Lima, CEO do Enjoei – empresa registra número recorde de novos compradores no trimestre (Foto: Leandro Fonseca/Exame)

“O mais interessante desse trimestre é que ele consolida uma estratégia que viemos desenvolvendo ao longo dos anos e agora está se materializando com mais intensidade.” É dessa forma que Tiê Lima, CEO e co-fundador do Enjoei, vê o intervalo de abril a junho.

A fala ganha um colorido bem mais intenso junto com os números do período. O volume de vendas totais (GMV) da plataforma passou dos R$ 300 milhões no segundo trimestre —  uma média de R$ 100 milhões mensais, pela primeira vez. Na comparação anual, é uma expansão de 47% e em relação ao primeiro trimestre, de 11%.

Segundo o portal da revista Exame, o crescimento da receita se acelerou, fruto da alta no take rate da companhia. A receita líquida subiu 42% ano contra ano e 23% frente aos três primeiros meses de 2022, alcançando R$ 37,5 milhões.

Para completar, o lucro bruto aumentou em ritmo ainda mais forte: somou R$ 13,3 milhões, com alta de 118% em termos anuais e de 40%, trimestralmente.

Margem de lucro

O Enjoei conseguiu não apenas aumentar receita e margem, como registrou um número recorde de adição de novos compradores na plataforma: 224 mil.

Com isso, terminou junho com uma base ativa de 1,06 milhão de compradores e 1,04 milhão de vendedores. “Estamos desmitificando uma série de coisas. Mercado de second hand cresce acima do e-commerce. A rentabilidade se dá pelo usuário mais frequente. É como sempre falamos”, enfatiza Lima.

“O Enjoei é um avião com duas turbinas. Uma é o vendedor e o outro é o comprador. Eu posso estar com as duas ligadas ou uma só. Ano passado foi o de expandir a base de vendedores. Agora é pegar essa base estabelecida e deixar ela cada vez mais otimizada e voltar a crescer a base de compradores”, explicou Lima.

Parte da estratégia da companhia é ampliar a recorrência das transações por usuário, o que ajuda na alavancagem operacional. Trata-se de um cliente que contribui com receita, com impacto positivo em margens, não demanda redução das taxas de serviços e nem investimento de marketing.


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