Entenda os motivos que levaram a Heineken a investir R$ 1,8 bilhão e escolher Passos

  • Teo Barbosa
  • Publicado em 1 de maio de 2022 às 17:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A previsão de inauguração da fábrica em Passos é em 2025, mas a expectativa é que a cervejaria seja construída em até dois anos.

Proximidade com o Rio Grande e abundância de água foram alguns dos motivos para instalação de cervejaria em Passos (Foto: Reprodução EPTV)

O anúncio da instalação da Cervejaria Heineken, em Passos (MG), significa um dos maiores investimentos já feitos no Sul de Minas por uma multinacional. Serão quase R$ 2 bilhões aplicados, o que deverá mudar o perfil econômico da cidade.

Um dos motivos que fizeram Passos ser escolhida é a abundância e qualidade da água. Às margens do Rio Grande, o ponto é estratégico para a captação de água, principal matéria-prima da cerveja.

“Nós temos o nosso Rio Grande, que é um grande manancial de água, nós estamos a jusante do Lago de Furnas, então é Furnas que manda essa água para nós, então a nossa água é de uma qualidade excelente”, disse o diretor-geral do Saae, Esmeraldo Pereira.

Lago de Furnas

Em declaração para a EPTV e para o G1 Sul de Minas, ele destacou que “o Lago de Furnas funciona como um grande decantador: as impurezas, os sedimentos vão para o fundo e a água que passa, vem água mais transparente, mais limpa. O custo para tratar a água é muito baixo e isso não atrapalharia na produção da cerveja”.

Para produzir mais de 500 milhões de litros de cerveja por ano na fábrica de Passos serão necessários quatro milhões e meio de litros de água por dia. Para fazer a captação, um mecanismo será instalado no mesmo local onde é feita a captação de água que abastece a idade.

“Nós captamos 160 litros por segundo para abastecer em torno de 35% da população e a empresa, com seus técnicos e nossos engenheiros, a intenção nesse primeiro momento é fazer duas redes de adutora, uma para atender a empresa Heineken e a outra a população de Passos”, explicou o diretor do SAAE.


+ Cidades