Cansados de esperar pela Prefeitura, moradores se unem para consertar estrada

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 14 de fevereiro de 2022 às 08:00
  • Modificado em 15 de fevereiro de 2022 às 13:56
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Moradores de chácaras próximas às margens da Rodovia João Traficante contratam tratores para consertar estragos causados pela chuva em estrada

Por conta dos estragos causados pela chuva, moradores tiveram que contratar trator para nivelar estrada

Cansados de esperar por órgãos municipais, moradores das chácaras às margens da Rodovia João Traficante, que liga Franca à Ibiraci, têm juntado dinheiro para alugar tratores que possam regular a estrada, destruída depois das fortes chuvas que têm atingido a região nos últimos dias.

A autônoma Dayana Roberta Miguel, que mora na região há seis anos, conta que a população local tem gastado em torno de R$ 1.000 semanalmente para manutenção da estrada.

 

“A gente está pedindo esse socorro pra prefeitura olhar para gente e resolver essa situação, porque só tá vindo chuva. Toda semana a gente está gastando em torno de R$ 1.000 para dar manutenção em uma estrada que não é nossa.”

Nesta semana, um caminhão da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) só conseguiu chegar ao local, para religar a energia, porque o terreno tinha sido arrumado com a máquina contratada pela população.

O último temporal derrubou um poste, que ficou atravessado na pista.

“A gente já fica preocupado, porque se tiver que fazer alguma coisa na cidade, tem que esperar passar a chuva, esperar secar um pouco a estrada para que a gente possa chegar lá”, diz o autônomo João Saraiva de Moura Júnior.

Ele foi um dos colaboradores da ‘vaquinha’ que contratou o trator.

“Não tinha como eles (CPFL) descerem para levantar os postes. Tentaram entrar em contato com a prefeitura e a prefeitura não deu nem um respaldo e aí houve a necessidade de nós entrarmos em contato com todos os moradores, recolher um pouco de dinheiro para passar com a máquina e poder fazer o serviço para que eles (CPFL) pudessem colocar os postes no lugar e ligar novamente a energia pra gente.”

Chuva derrubou poste e moradores de chácaras ficaram sem energia elétrica

Transporte escolar comprometido

A falta de manutenção na estrada também prejudica crianças que utilizam o transporte da prefeitura para ir à escola. Dependendo de como a estrada tiver, o ônibus escolas não consegue passar.

“Está sendo muito difícil, porque, às vezes, os meninos chegam à noite da escola. O ônibus não desce até aqui embaixo. Às vezes, a gente não consegue subir, quer levar na escola e não consegue subir pq a estrada tá ruim. Está bem complicado”, conta Dayana.

Secretário do Meio Ambiente de Franca, Éder Brasão revela que a prefeitura não tem responsabilidade sobre a região, mas vai providenciar uma manutenção no local.

“Se a gente colocar a máquina lá nesse momento, com esse volume de chuva que está acontecendo, aí, realmente, a gente vai impedir o trânsito naquele local, porque é uma área de declive muito acentuado. Tão logo seja possível, a gente vai fazer algum tipo de manutenção, embora não seja nossa responsabilidade direta”.

*Informações G1


+ Obras