Pula a fogueira Iaiá!

  • Aromas em Palavras
  • Publicado em 29 de junho de 2017 às 15:37
  • Modificado em 8 de abril de 2021 às 14:11
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

​Sempre foi minha segunda data comemorativa predileta, depois do Natal, claro! Quando o mês de Junho se aproximava o coração já batia mais acelerado, os foguetes e rojões já decoravam o céu, as bandeirinhas coloriam os salões, escolas, ruas, lojas, e as músicas já embalavam os passinhos mais frenéticos e animados. A festa junina está totalmente equiparada ao carnaval quando o assunto é festa brasileira, com a cara da nossa alegria, da nossa comida do nosso modo expansivo de ser e viver.

Sempre gostei de quermesses e festas de rua, e quando se misturavam com esse gostinho de festa junina, ficavam ainda melhores! Me lembro bem, o ano era 2006, e lá estava eu passando a tarde toda novamente descascando três sacos de milho, separando as palhas e deixando tudo limpinho para vender na Festa Junina do último ano do ensino médio. Voltava pra casa, vestia a blusa xadrez, a bota, amarrava as tranças, fazia as pintinhas e batom vermelho. Ao entrar no prédio já vinha aquele cheirinho de papel krepon da decoração, com as folhas secas, e a lenha queimando na fogueira. O milho cozinhando, o quentão e o vinho quente fervendo, o espetinho na brasa, os doces de amendoim, a pipoca estourando na manteiga, os estalinhos queimando no chão e nos pés, o sanduiche com pernil, o cachorro quente, maçã de amor…

É realmente impossível falar de festa junina, sem citar as milhares de memórias olfativas que essa festa traz em nossas recordações. Uma riqueza de misturas de alimentos e especiarias que deixaria qualquer perfumista confuso tentando adivinhar qual aroma ‘saborear’ primeiro. Sem contar as danças, as músicas, as roupas, o tempo frio e o aconchego da fogueira, o carinho dos correios elegantes, os beijos da famosa barraca do beijo, a primeira prisão da vida, as mesinhas de metal, as prendas, pescarias, trabalho animado nas barraquinhas. É puro amor e diversão! Como é bom construir lembranças e recordar bons momentos, como é bom criar memórias tão boas, e associá-las a cheiros e sabores que nos fazem reviver esses momentos ao longo da vida, e ter vontade de recriá-los a cada ano que se passa. Feliz São Pedro, que hoje é dia de festejá-lo!

*Esta coluna é semanal e atualizada às quintas-feiras.


+ zero