Nove pessoas morrem em desabamento de gruta em Altinópolis. Termina o resgate

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 31 de outubro de 2021 às 19:30
  • Modificado em 31 de outubro de 2021 às 21:39
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Das dez vítimas presas, nove morreram e uma foi resgatada com vida e levada a um hospital. Desabamento aconteceu na madrugada deste domingo

Bombeiros seguem com o resgate com parte do teto da gruta escorado por equipamentos

 

Imagens divulgadas pela Polícia Militar e pelo 9º Grupamento do Corpo de Bombeiros mostram o trabalho dos bombeiros no interior da gruta Duas Bocas, zona rural de Altinópolis (SP), onde equipes fazem buscas por bombeiros civis soterrados após um desabamento neste domingo (31).

Das dez vítimas presas, nove morreram e uma foi resgatada com vida e levada a um hospital.

A imagem mostra o teto escorado por equipamentos, enquanto bombeiros cavam.

O desabamento ocorreu alguns metros após a entrada da gruta. Segundo o Corpo de Bombeiros, ainda há risco de desmoronamento no local. A chuva que atinge a região desde sábado (30) dificulta ainda mais o trabalho de resgate.

O acesso à gruta é feito por uma trilha de um quilômetro no meio da mata. Por causa disso, o transporte das vítimas e de parte das equipes é feito com auxílio do helicóptero Águia, da PM.

Teto desabou durante treinamento

O desmoronamento aconteceu por volta da 1h deste domingo. De acordo com o Corpo de Bombeiros, 28 bombeiros civis e instrutores faziam um treinamento no interior da gruta, quando o teto da caverna desabou, deixando parte do grupo retido. A atividade era promovida pela escola Real Life, com escritório em Ribeirão Preto (SP).

Segundo a professora Cristina Trifoni, mãe do instrutor Rodrigo Trifoni, o grupo passaria a noite no local como parte do treinamento. O filho dela, de 32 anos, é uma das vítimas presas.

Por volta das 9h45, o Corpo de Bombeiros informou que a primeira vítima foi retirada com vida. Outras seis pessoas que conseguiram sair a tempo sofreram ferimentos leves, foram levadas ao hospital e já receberam alta.

Especialistas em resgate, técnicos da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil e um geólogo do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) foram levados de helicóptero a Altinópolis para reforçar o trabalho.

A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros informaram que não foram comunicados anteriormente sobre a realização do treinamento.

O dono da empresa Real Life, Sebastião Abreu, disse que treinamentos como esse são comuns na escola. Ele não soube informar, no entanto, se havia autorização para a atividade.

Por causa da chuva, Abreu informou que o curso poderia ter sido adiado, mas que os instrutores no local decidiram por dar continuidade à prática.

*Informações G1


+ Cidades