Recebeu SMS do governo para devolver auxílio emergencial? Saiba o que fazer agora

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 13 de outubro de 2021 às 08:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O Ministério da Cidadania notificou 627 mil pessoas para devolverem, voluntariamente, as parcelas recebidas do auxílio emergencial.

Todos os meses, a Dataprev e o Ministério da Cidadania realizam uma verificação dos dados dos beneficiados do auxílio emergencial para confirmar o enquadramento nos requisitos.

Diante disso, alguns são notificados para a devolução do benefício ou apenas sobre a sua suspensão.

O Ministério da Cidadania notificou 627 mil pessoas para devolverem, voluntariamente, as parcelas recebidas do auxílio emergencial.

Segundo o portal FDR, as notificações foram realizadas por meio de mensagem de celular pelos números 28041 ou 28042, na última semana.

As mensagens enviadas contêm o número do CPF do beneficiário ou o NIS, no caso do público do Bolsa Família. Além disso, disponibiliza o link para fazer a regularização da situação, terminado com gov.br.

Essa é a segunda vez que a devolução do auxílio emergencial acontece neste ano. No mês de agosto, o Ministério da Cidadania notificou outros beneficiários, restituindo cerca de R$ 40,6 milhões até o dia 21 de setembro.

Histórico

O auxílio emergencial foi criado no ano passado para atender as famílias em situação de vulnerabilidade social no enfrentamento da pandemia de Covid-19. Diante disso, neste ano voltou a ser pago, com o mesmo intuito.

Atualmente, a Caixa Econômica Federal está fazendo o pagamento da 6ª parcela para os beneficiários. A última parcela, caso não haja uma nova prorrogação do auxílio emergencial, será paga neste mês.

Segundo o governo, mais de 29 milhões de pessoas estão recebendo o auxílio emergencial neste ano.

Aqueles que não atendem aos critérios têm o pagamento cancelado ou precisam devolver a quantia recebida de forma indevida.


+ Ação Social