Preços do arroz, feijão e carne disparam impulsionados por condições climáticas

  • Nene Sanches
  • Publicado em 23 de agosto de 2021 às 08:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Demanda por alimentos durante a pandemia de Covid, o estímulo às exportações e a redução da oferta interna tiveram influência nisso.

O arroz aumentou 37%, em julho deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. Já o feijão avançou 18,46%, no mesmo período.

Pagar pelo prato feito do brasileiro está saindo “salgado”. Além da carne, que registrou aumento de 32% nos últimos doze meses, o preço do arroz e do feijão também aumentaram, de acordo com um levantamento feito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV IBRE).

A mistura popular subiu quase o triplo da inflação em um ano.

O arroz aumentou 37%, em julho deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. Já o feijão preto avançou 18,46%, no mesmo período.

O frango inteiro, uma alternativa à carne vermelha, também teve alta de 22,57% no período. No geral, a cesta do prato feito apresenta variação média de 22,57%.

Exportações

Segundo o pesquisador do FGV IBRE, Matheus Peçanha, a demanda por alimentos durante a pandemia de Covid-19, o estímulo às exportações e a redução da oferta interna tiveram influência nisso.

“O câmbio desfavorável leva ao crescimento das exportações, sobretudo dos cereais, como o arroz e o feijão e das carnes, favorecendo a redução da oferta interna e pressionando os preços”, explica.

As condições climáticas adversas também tiveram efeito na inflação dos itens. A seca e as geadas registradas nos últimos meses em várias regiões do país, influenciaram na produção e cultivo dos produtos.

As hortaliças e legumes, por exemplo, sofreram reajustes. A alface registrou um acumulado de quase 9,74%, e o tomate, de 37%.

A estiagem também impactou o preço das carnes, já que fez reduzir as pastagens do gado e encarecer a matéria-prima utilizada na produção de reação animal, como o milho e a soja.

Veja abaixo os itens que mais dispararam nos últimos meses:

Arroz: 37,5%

Feijão carioca: -5,44%

Feijão preto : 18,46%

Alface : 9,74%

Batata inglesa: -19,33%

Cebola: -39,82%

Tomate: 37,24%

Frango inteiro: 22,73%

Ovos: 13,5%

Carnes bovinas: 32,69%


+ zero