Prevenir É Melhor Que Remediar

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 20 de abril de 2017 às 17:51
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:10
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Se você possui funcionários reclamões, mostre esse texto a eles. Ou melhor,
mostre esse texto para toda a sua equipe, já que falarei sobre os efeitos
negativos de ficar remoendo erros ou equívocos ocorridos no local de trabalho.

Já é senso comum que ninguém gosta de ficar perto de pessoas negativas, que
somente enxergam o lado ruim dos acontecimentos e muito menos daqueles que
passam o dia todo reclamando. Porém, esse tipo de comportamento não é
prejudicial somente aos que estão ao redor, mas também para aqueles que possuem
esses vícios.

Segundo uma pesquisa publicada recentemente no European Journal of Work and Organizational
Psychology
os efeitos negativos dos acontecimentos são prolongados
naquelas pessoas que tendem a reclamar mais. Ou seja, quanto mais o problema é
trazido à tona, seja em conversas com colegas ou em outros contextos, mais se
demora para supera-lo.

O estudo foi realizado com mais de 100 funcionários de diversas empresas
pela Universidade de Tecnologia de Eindhoven, na Holanda, e pela Leeds School
of Business, dos EUA. Esses funcionários mantiveram um diário por 3 dias onde
registraram conflitos de toda ordem que ocorreram durante o dia, fosse esse
relacionado ao trabalho ou não. Em seguida, eles deviam colocar suas reações
imediatas após cada incidente.

Aqueles que apresentaram mais “espírito esportivo”, e souberam lidar melhor
com essas situações sem ficar remoendo, se mostraram mais engajados,
satisfeitos e propensos a superam essas dificuldades com mais rapidez. Contudo,
aqueles que se comportaram maneira contrária a essa, se mostraram mau humorados
até mesmo no dia seguinte.

O que ocorre é algo muito simples: quanto mais importância você dá para um
acontecimento, mais expressivo ele se torna na sua vida. Então, quando você
fica reclamando de um pequeno erro, ele acaba ganhando mais importância do que
realmente tem e isso reforça seu efeito negativo no seu cotidiano.

Ou seja, por mais que fazer um desabafo pareça a melhor solução e possa
trazer uma sensação de alívio, caso esse desabafo se estenda, certamente se
tornará outro problema.

Contudo, os pesquisadores afirmam: não basta reprimir seus funcionários. É
preciso que as lideranças busquem minimizar os eventos negativos no ambiente de
trabalho. Afinal de contas, prevenir é sempre melhor do que remediar.

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*Esta coluna é semanal e atualizada às sextas-feiras.


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