Menina de 13 anos teve Covid-19 em março e ainda não se recuperou totalmente

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 28 de outubro de 2020 às 03:13
  • Modificado em 28 de outubro de 2020 às 03:13
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Pacientes com Covid-19 sentem sintomas por semanas ou meses, apesar de terem se recuperado virologicamente

A americana Maggie Flannery, de 13 anos, contraiu a Covid-19 em março, mas ainda não se recuperou.

“No início da quarentena, fiquei doente por um tempo. E depois melhorei por cerca de cinco dias, mas em seguida piorei de novo ”, disse ela.

“Foi muito pior da segunda vez. Na segunda vez que senti muita dor no peito, parecia que era difícil respirar. Eu tinha muitas dores nas costas e estava extremamente cansada o tempo todo e muito tonta. Estava com muita náusea e não queria comer”.

Flannery é um caso de “long-hauler” (“long haul” significa longa distância em tradução literal para o portugês). 

O termo tem sido usado para designar pacientes com Covid-19 que apresentam sintomas do vírus por semanas ou meses, apesar de terem se recuperado virologicamente.

Eles têm fadiga, mialgia, febre e anormalidades cognitivas, como a incapacidade de concentração, disse o principal especialista em doenças infecciosas dos Estados Unidos, Anthony Fauci, a um comitê do Senado americano em setembro.

Mais de 657.000 crianças e adolescentes nos Estados Unidos testaram positivo para o novo coronavírus até 1º de outubro, de acordo com a Academia Americana de Pediatria e a Associação de Hospital Infantil. 

Mas o número deve sair maior, já que se baseou em dados do estado coletados de maneira inconsistente.

Apesar dos sintomas, os médicos continuavam dizendo a Flannery que ela está saudável (sem o vírus), disse sua mãe, Amy Wilson.

“Eu tinha que concordar com o fato de que esse é o novo coronavírus”, disse ela. 

“Foi frustrante, mas, ao mesmo tempo, eu sabia que não havia como esses especialistas entenderem quanto tempo dura a Covid-19 quando estamos todos descobrindo ao mesmo tempo.”

Para outras pessoas que podem estar lutando contra o vírus, Flannery aconselhou:

“Em certa altura, parece que você não vai melhorar. Eu meio que perdi a esperança de melhorar. Mas eu melhorei e estou quase acabando com isso. Portanto, continue lutando”.

*Informações CNN International


+ Saúde