Unicamp estuda mudar o formato do Vestibular e diminuir um dia da 2ª fase

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 4 de fevereiro de 2019 às 16:18
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:21
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Comvest, organizadora da seleção, terá reunião em março para definir modelo do Vestibular 2020

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) estuda mudar o seu Vestibular já para a próxima seleção, proposta que será votada em março deste ano por coordenadores de graduação da instituição. 

O objetivo é focar nas áreas de conhecimento ligadas aos cursos escolhidos pelos alunos e diminuir um dia de provas da segunda fase, eliminando disciplinas gerais sem trazer prejuízo ao vestibulando.

De acordo com o coordenador executivo da Comvest/Unicamp, professor José Alves de Freitas Neto, a mudança estudada é pautada em alguns critérios.

Ela tem como pontos fundamentais “a expectativa da universidade quanto aos seus critérios de seleção; a possibilidade dos candidatos e as experiências educacionais que eles vivenciam na atualidade”, destaca.

“O Vestibular é uma grande vitrine no sentido de mostrar os valores como a defesa dos Direitos Humanos”, ressalta José Alves.

O que muda no Vestibular da Unicamp

A mudança do Vestibular da Unicamp, em relação ao formato, está na diminuição de um dia de provas da segunda fase. 

A 2ª etapa contará com o primeiro dia voltado para redação e língua portuguesa, enquanto o segundo terá perguntas interdisciplinares e de Matemática (gerais) e questões específicas por área (conforme a escolha de curso do candidato). 

Para o coordenador executivo da Comvest, as áreas de Português e Matemática continuam como provas obrigatórias para todos os candidatos por serem essenciais para entrar na universidade.

Já a primeira fase se mantém no mesmo formato dos anos anteriores: questões de múltipla escolha (objetivas) de conhecimentos gerais e algumas interdisciplinares. 

Esta etapa do Vestibular da Unicamp é responsável por selecionar os candidatos que seguirão na disputa pelas vagas oferecidas. 

Como era a segunda fase

1º dia: questões de Língua Portuguesa e Literatura e uma redação
2º dia: questões de Matemática, Geografia e História
3º dia: questões de Física, Ciências Biológicas e Química

Como ficará a segunda fase

1º dia: questões discursivas de Português e Redação 
2º dia: questões interdisciplinares, Matemática e áreas específicas aos cursos

De acordo com o José Alves, a identidade do Vestibular da Unicamp será mantida. 

“Provas com um diálogo amplo com a sociedade, com o temas científicos, sociais e culturais que tenham relevância para a aprendizagem, para a cultura e compreensão dos fenômenos nacionais e internacionais”, afirma.

Mudança beneficia estudantes

Provas menos cansativas e voltadas para o objetivo do candidato, mas sem tirar a exigência de qualidade de um dos maiores vestibulares do país. 

Segundo José Alves, o candidato será beneficiado ao ter mais tempo para se dedicar aos estudos das áreas que são cobradas na segunda fase para o curso pretendido. 

A possibilidade de um novo formato também é considerado positivo pelos colégios e cursinhos que preparam para o Vestibular da Unicamp. 


+ Educação