Mais de 51% dos consumidores comprarão presentes no Dia das Mães

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 10 de maio de 2018 às 00:37
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:43
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O percentual de consumidores dispostos a gastar um pouco mais esse ano é maior que em 2017

Neste ano, mais brasileiros comprarão presentes de Dias das Mães.
Segundo pesquisa da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) conduzida pelo
instituto Ipsos, 51% dos consumidores têm intenção de presentear as mães,
contra 47% na sondagem do ano passado.

Os que não deverão comprar somaram 46%, ante 49% em 2017. Já dos
entrevistados 4% não sabem ou não responderam (3% na pesquisa passada). Vestuário
ainda é uma das apostas certeiras como presente para esta data, de acordo com
resultado da pesquisa realizada no final do mês de abril. “Mesmo que o frio não venha até o Dia das Mães, as áreas de
vestuário e calçados serão as mais beneficiadas; são os produtos que lideram a
lista de presentes da nossa pesquisa”, diz Alencar Burti, presidente da ACSP e
da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).

O levantamento mostra que, do universo de brasileiros que
presenteará as mães, 39% vão optar por roupa, sapato, bolsa ou acessórios, um
aumento em relação a 2017 (34%).  

Com 22% da preferência, o item joia/bijuteria/perfume/ cosmético
está em segundo lugar no ranking de presentes; no ano passado, eram 23%.

A parcela de indecisos aumentou de 26% na pesquisa do ano passado
para 29% na sondagem de 2018. “Isso reforça a ideia de que é essencial que os lojistas façam
liquidações, promoções e divulguem boas ofertas, para atrair a atenção desses
consumidores que ainda não sabem o que vão comprar”, aconselha Burti.

Na terceira posição das intenções de compra, as flores e os
eletrodomésticos ficaram empatados com 6% cada. O detalhe é que, enquanto as
flores caíram em relação ao ano passado (9%), a segunda categoria cresceu em
2017, 4% pretendiam adquirir eletrodoméstico.

Isso significa que a melhora da conjuntura econômica propiciou
juros mais baixos e prazos mais longos, colocando os itens de maior valor de
volta à cesta de compras dos brasileiros neste Dia das Mães.

Reforça essa tendência a queda dos “presentinhos”: chocolate e
bombom, que era a predileção de 2% dos entrevistados em 2017, desta vez ficou
em 0%. “O consumidor está propenso a gastar um pouco mais neste Dia das Mães”,
diz o presidente da ACSP. 


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