Compras na Black Friday: veja como reconhecer sites falsos e se prevenir de golpes

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 23 de novembro de 2023 às 21:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Existem detalhes importantes que você deve se atentar nessa Black Friday para realizar compras seguras

Nem sempre um site fraudulento parece óbvio e é preciso atenção aos detalhes – foto Arquivo

 

Na Black Friday, a internet se torna um paraíso para quem gosta de fazer compras, com todas as suas promoções e descontos atrativos.

Por isso, muitas pessoas acabam fazendo compras por impulso na data, sem prestar atenção na segurança. Essa é uma atitude que torna esse público vulnerável a golpes e fraudes.

E se engana quem pensa que cair nesses golpes é tolice e que é sempre óbvio quando um site é enganoso.

“Os criminosos melhoram suas técnicas de criação de sites falsos de um ano para o outro, o que torna cada vez mais difícil para o consumidor distinguir sites legítimos de falsos”, afirma Longinus Timochenco, vice-presidente de cibersegurança da Clear It.

Nesse sentido, torna-se essencial saber alguns truques para fugir dessas fraudes.

A seguir, Longinus oferece algumas dicas para que o consumidor saiba identificar sites falsos e fraudulentos e evite cair em golpes na internet. Confira!

Como fazer compras seguras na Black Friday

Verifique o link e o domínio

O começo de um link, que aparece em todas as páginas de um site, se chama domínio – e ele pode ser a sua primeira dica na busca por sites falsos na Black Friday.

Isso porque, como um domínio não pode ser duplicado, criminosos não conseguem criar links exatamente iguais aos de sites verdadeiros, apenas bem parecidos. Ou seja, antes de comprar, veja se parece ter algo errado com o link.

Confira o cadeado HTTPS

O cadeado ou protocolo HTTPS é uma camada extra de segurança usada principalmente por sites em que o usuário realiza login, pagamento ou fornece informações sigilosas.

O cadeado aparece antes do endereço do site, representando que existe uma troca de dados segura ali. Então, se não há HTTPS no link, é bem possível que o site não seja seguro.

Além disso, se o site burla o protocolo ou oferece um grau maior de risco aos usuários, o Google, antes de abrir o site, classifica o site como “Não seguro”, bloqueando o acesso.

“Quando os usuários prosseguem com a navegação, mesmo após verem a mensagem de alerta, os cibercriminosos conseguem contaminar o dispositivo com vírus em poucos segundos”.

“Por isso, é importante que a conexão seja interrompida e o usuário coloque o site na lista de bloqueio”, explica o especialista.

Pesquise o site no Google

Você sabia que o Google tem uma ferramenta para identificar sites fraudulentos? Para isso, você pode acessar o Relatório de Transparência do Google, colar ou digitar o URL do site em que está interessado e ir na opção de “status do site”.

Após apertar a tecla enter, o Google fornecerá as informações que comprovam se o site é ou não seguro.

Longinus ressalta que, mesmo depois disso, vale buscar outras fontes na internet de que aquele site seja confiável. Sites como o Reclame Aqui, por exemplo, podem ser úteis para isso.

Note o comportamento da página antes de finalizar a compra na Black Friday

Sites confiáveis podem ter muitos anúncios, mas eles não têm o costume de poluir suas páginas com pop-ups, banners ou alertas exagerados que impedem a usabilidade do site e prejudicam a performance do usuário.

Quando encontrar algo assim durante a compra na Black Friday, é importante agir rapidamente.

“Os usuários que identificarem qualquer suspeita na conexão devem interromper imediatamente a navegação no site. Ativando em seguida o antivírus. Assim, caso qualquer vírus esteja se instalando, será impedido”, explica Longinus.

*Informações Alto Astral


+ Comércio