Francanos devem movimentar R$ 52,7 mi na Black Friday, aponta pesquisa do IE-ACIF

  • Nene Sanches
  • Publicado em 16 de novembro de 2023 às 17:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Dados da pesquisa ainda revelam que 72 mil consumidores locais deverão ir às compras; comércio local funcionará até às 22h

O IE-ACIF (Instituto de Economia da Associação do Comércio e Indústria de Franca) foi a campo e pesquisou a intenção de compra dos consumidores de Franca (SP) para a Black Friday, tradicional data de liquidação que acontecerá na sexta-feira do dia 24 de novembro, quando o comércio local funcionará das 9h às 22h.

De acordo com os dados apurados pela pesquisa, 72 mil francanos irão às compras em razão da data, com um ticket médio de R$ R$ 732,15, movimentando R$ 52,7 milhões.

“Os resultados são superiores aos trazidos pela mesma pesquisa, em 2022”, relembra o economista responsável pelo IE-ACIF, Adnan Jebailey. Na ocasião, 87 mil francanos estavam predispostos às compras, com um ticket médio de R$ 579,15.

Garimpar produtos

“A Black Friday tem se consolidado como uma das principais datas do calendário comercial, principalmente no que tange a venda de eletroeletrônicos. Além disso, a data serve como oportunidade para ‘garimpar’ produtos com melhores preços, numa possível antecipação nas compras dos presentes de Natal”, afirma o economista.

“Alguns fatores também contribuem para o aumento do ticket médio verificado neste ano e o principal deles é a manutenção dos empregos. Temos, em Franca, 100 mil carteiras de trabalho assinadas. Além disso, podemos mencionar a estabilização da inflação, movimento que permite às famílias terem maior margem de recursos para a compra”, conclui.

Os eletrônicos (53,12%) lideram o topo da lista de compra dos francanos, que segue com os eletrodomésticos (17,17%), roupas (16,85%) e acessórios (9,35%).

Outro dado apresentado pela pesquisa é que a maioria das compras (61,67%) deverão acontecer no ambiente online. “O comércio deve estar preparado para estar digitalmente presente para seu cliente, impactando seus consumidores com anúncios nas redes sociais e WhatsApp. Investir em uma boa foto e comunicação simples, com o desconto oferecido em evidência, pode trazer excelentes resultados”, afirma Adnan.

Nota Metodológica:

A pesquisa realizada tem amostragem probabilística com Nível de Confiança de 90% e Erro Amostral de 5.7%.

Ao todo, foram entrevistadas 201 pessoas residentes na cidade de Franca – SP, com 16 anos de idade ou mais, entre os dias 10 e 14 de novembro.

Todas as entrevistas foram realizadas in loco, por entrevistadores devidamente capacitados pelo Instituto de Economia da ACIF.


+ Comércio