A massa grudou na forma? Saiba como untar do jeito certo e evitar problemas

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 6 de outubro de 2020 às 02:50
  • Modificado em 6 de outubro de 2020 às 02:50
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

​Não existe nada mais frustrante do que preparar uma receita com todo o carinho e ela grudar toda na forma

Não existe nada mais frustrante do que preparar uma receita com todo o amor, carinho e paciência – seja um pão, torta ou bolo – e ela grudar toda na forma. Pois é, acontece até com os mais experientes na cozinha. 

E aí não tem jeito, tem que tirar da forma e apresentar da maneira que está, juntar um pedaço no outro e se preocupar mesmo com o sabor. 

Não existe apenas uma única maneira de se untar a forma para diversos preparos. 

No entanto, é preciso estar atento para cada tipo de receita que você fizer. Seja com farinha, papel manteiga ou desmoldante, retirar alimentos da forma vai ser muito mais fácil do que você imagina.

Existem algumas dicas de como untar a forma para que nenhuma receita grude no fundo e, o melhor, saia perfeitamente sem esforço! 

Modo tradicional​

Farinha e margarina (ou manteiga) compõem a dupla infalível para untar a forma no preparo de bolos, por exemplo. 

Com um papel toalha ou pincel, espalhe a margarina por toda a forma, nos cantos e laterais ( para que a massa não perca umidade, não é necessário untar a lateral até o topo da forma). 

Feito isso, acrescente um pouco de farinha e espalhe por toda a forma, garantindo que todas as partes estejam cobertas.

Dependendo da receita, você pode substituir a farinha de trigo por outros ingredientes. Em um bolo de chocolate, opte pelo cacau em pó ou achocolatado para garantir uma aparência divina e um sabor especial. No caso de pães, você pode polvilhar fubá para garantir ainda mais sabor na sua receita.

Você também pode levar a sua forma enfarinhada para a geladeira por de 5 à 10 minutos. 

Com isso, a manteiga levará mais tempo para derreter e a forma irá segurar ainda mais umidade, deixando a sua receita ainda mais macia. Depois, basta adicionar a massa normalmente e levar ao forno.

Papel manteiga​

Uma das maneiras de como untar a forma da sua receita é utilizar o papel manteiga. 

Ele é o mais indicado para receitas delicadas, como pão de ló e suspiro. Outra vantagem de se utilizar o papel manteiga é que ele não irá transferir o sabor de manteiga e farinha para a sua receita.

Para que tudo dê certo, lembre-se de cortar o papel com as medidas exatas do fundo e laterais. 

Unte a forma com margarina e cole o papel de modo que ele esteja o mais liso possível. Isso evita que a sua massa tenha alguma deformidade quando estiver pronta!

Desmoldante​

Para facilitar ainda mais a nossa vida na cozinha, o mercado já disponibiliza sprays desmoldantes para os mais diversos usos na cozinha. 

Se você não quer que a sua receita grude, que fique com gosto de farinha ou quer fazer menos sujeita, utilizar o desmoldante pode ser uma ótima ideia. 

Ele é aplicado diretamente na assadeira, não possui cor ou cheiro – o que já é uma grande vantagem para o sabor do prato. 

Ele adere imediatamente na superfície e não perde o efeito em altas temperaturas! Além disso, não é necessário utilizar muito produto para ter um bom resultado.

Dica bônus​

É muito importante fazer o processo de untar a assadeira como pede a receita que você estiver fazendo. 

Porém, uma dica valiosa é esperar até que o bolo, o pão ou a torta fique morno para retirar completamente da forma. Com o auxílio de uma faca ou espátula, desgrude levemente a receita das laterais e, só depois, desenforme!

*Informações Guia da Cozinha


+ Gastronomia