Yoga: confira 5 benefícios de praticar no inverno

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 21 de junho de 2025 às 11:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Durante a estação mais fria do ano, manter uma rotina de Yoga ajuda a aquecer o corpo, fortalecer a imunidade e equilibrar a mente

Praticar yoga, mesmo no inverno, traz benefícios para o corpo e para a mente – foto Shutterstock

 

O inverno chegou e, com ele, os desafios típicos da estação: o corpo fica mais enrijecido, a disposição diminui e a imunidade tende a cair.

No entanto, o inverno não deve ser encarado como um período de pausa, mas sim como uma oportunidade para olhar mais para dentro e fortalecer o autocuidado.

Muitas vezes, é justamente quando nos sentimos mais preguiçosos, mais desanimados ou mais sobrecarregados que a prática de exercícios se torna ainda mais necessária, e o yoga pode ser um grande aliado neste período.

“É comum que no inverno as pessoas se sintam mais letárgicas, com mais preguiça, dores musculares e até com o humor mais sensível. A prática de yoga nesse período ajuda justamente a equilibrar o corpo e a mente”, explica o professor de yoga Ciro Castro.

Segundo o instrutor, através dos movimentos, da respiração e da meditação, conseguimos aquecer o corpo de dentro para fora e também cuidar do nosso bem-estar emocional.

E não precisa de muito: 15 ou 20 minutos por dia já são suficientes para sentir os benefícios no corpo, na mente e nas emoções. A seguir, o especialista elenca cinco benefícios de praticar yoga durante o inverno:

1. Aquece o corpo de forma natural

As temperaturas mais baixas fazem com que o corpo fique mais rígido, favorecendo dores nas articulações, tensão muscular e até pequenos desconfortos no dia a dia.

As posturas de Yoga (asanas) estimulam a circulação, alongam a musculatura e aumentam a temperatura corporal naturalmente, sem gerar sobrecarga.

“Sequências como a Saudação ao Sol são excelentes para ativar o corpo. É um aquecimento que não só espanta o frio, como também melhora muito a disposição e o ânimo”, destaca.

2. Yoga fortalece a imunidade

É comum que, no inverno, a imunidade fique mais baixa e o corpo mais suscetível a gripes e resfriados.

Segundo o professor, a prática regular de yoga atua diretamente na regulação do sistema nervoso e endócrino, dois pilares fundamentais para manter o sistema imunológico em equilíbrio.

As posturas, aliadas aos exercícios respiratórios, são grandes aliados da saúde pulmonar, da circulação e do fortalecimento geral do organismo. É uma ferramenta poderosa de autocuidado, especialmente no inverno.

3. Aumenta a disposição e afasta a preguiça

Com os dias mais frios e curtos, o corpo naturalmente entra em um modo de conservação de energia, o que gera mais sonolência, cansaço e desânimo.

Pela ótica do yoga, isso representa um desequilíbrio no fluxo de prāṇa, a energia vital.

A prática ajuda a desbloquear esse fluxo energético, trazendo mais disposição, clareza mental e até criatividade para o dia.

Quando a gente termina uma prática, sente na pele aquele efeito de energia renovada, mesmo nos dias mais frios e cinzentos.

4. Equilibra emoções e melhora o humor

O inverno pode impactar diretamente o bem-estar emocional. A menor exposição ao sol, a rotina mais introspectiva e o frio podem intensificar quadros de ansiedade, tristeza e até depressão sazonal.

“Quando praticamos yoga, ativamos áreas do cérebro associadas à regulação emocional. A respiração consciente, a meditação e o foco no momento presente acalmam o sistema nervoso e ajudam a combater estados de estresse e ansiedade”.

“É uma verdadeira higiene mental, que faz ainda mais diferença no inverno”, explica o professor.

5. Estimula a digestão e o metabolismo

Com a chegada do frio, o metabolismo tende a desacelerar, o que pode impactar tanto a digestão quanto a sensação de bem-estar geral.

No yoga, há posturas específicas, como torções e compressões abdominais, que ajudam a ativar o fogo digestivo, segundo a tradição.

Isso melhora a digestão, a circulação e até a eliminação de toxinas, ajudando o corpo a se manter mais leve e equilibrado.

Fonte: Alto Astral


+ Bem-estar