Você olha o celular logo que acorda? Veja 6 motivos para parar de fazer isso já!

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 28 de agosto de 2023 às 12:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Se você pega o celular logo que abre os olhos, é melhor parar: o hábito pode ser prejudicial à saúde. Veja seis motivos que farão você interromper essa prática agora

Pegar o celular logo ao acordar é um hábito comum – foto Freepik

 

Pegar o celular ao acordar é um hábito comum entre muitas pessoas. Mesmo antes de levantar da cama, elas checam as notícias do dia, verificam as redes sociais, conferem compromissos na agenda e respondem mensagens e e-mails recebidos.

No entanto, apesar de corriqueira, essa prática pode ser bastante prejudicial. Com tanto estímulo logo pela manhã, o cérebro já começa o dia extenuado, o que ocasiona um aumento do nível de estresse e diminui a capacidade de concentração.

Além disso, existem outros efeitos colaterais relacionados ao hábito de olhar o telefone ao acordar, como a redução de produtividade.

Na lista a seguir, veja seis motivos para não checar o celular logo pela manhã e entenda por que esse hábito é danoso para a sua saúde e bem-estar.

1. Você pula estágios fundamentais do processo de acordar

O cérebro humano realiza um processo complexo ao adormecer e acordar. Durante o sono, as ondas cerebrais passam da frequência Delta, que se relaciona ao sono profundo e à regeneração da saúde, para a Theta, responsável pelos sonhos e pela imaginação.

Ao acordar, o cérebro movimenta-se lentamente para a frequência Alpha, que ocorre quando não há mais sono, mas o corpo ainda está relaxado, e a mente ainda não precisa focar em nada.

Ao pegar no celular logo pela manhã, o cérebro é forçado a fazer uma transição brusca entre a frequência das ondas, pulando da Delta para a Beta, que é muito mais alta e responsável por uma atividade neural mais intensa.

Sendo assim, estágios importantes são pulados, o que pode comprometer a produtividade e a capacidade de atenção durante todo o dia.

2. Você já começa o dia mais ansioso e de “cabeça cheia”

Ter acesso a uma grande quantidade de informações nas primeiras horas do dia pode fazer com que a pessoa se sinta ansiosa e sobrecarregada.

Isso é especialmente possível ao ver tarefas que ficaram pendentes ou ao perceber a quantidade de coisas que precisam ser resolvidas no dia.

Deparar-se com e-mails não respondidos, lembretes de compromissos que devem ser atendidos e notícias negativas em redes sociais, por exemplo, faz com que a rotina já comece estressante.

3. Você pode ter mais dificuldade para priorizar tarefas

Ter dificuldade de priorizar tarefas também pode ser um efeito colateral de usar o celular ao acordar. Afinal, os smartphones fornecem uma grande quantidade de estímulos e informações para os usuários, fazendo com que o cérebro fique muito agitado.

Não por acaso é comum que as pessoas dediquem tempo demais a responder mensagens, por exemplo, e deixem de lado outras tarefas fundamentais, como tomar café da manhã com calma, fazer exercícios ou skin care.

4. Você pode se deparar com alguma notícia ou notificação que vai estragar a sua manhã

É seguro dizer que ninguém gosta de receber notícias negativas. No entanto, ser exposto a informações ruins ou tristes logo pela manhã pode afetar o humor da pessoa o dia inteiro, fazendo com que ela se sinta desmotivada e pessimista.

Também é indicado evitar as redes sociais ao acordar. A exposição a essas plataformas pode afetar a autoestima da pessoa e fazer com que ela tenha uma impressão negativa da própria vida, especialmente ao se comparar com outros.

5. Você “treina” o seu cérebro a buscar dopamina durante o restante do dia

Estudos indicam que o uso de smartphones libera uma pequena carga de dopamina no cérebro, fazendo com que o usuário se sinta recompensado e estimulado.

Não por acaso, as pessoas estão cada vez mais dependentes e grudadas aos seus celulares. Além disso, jogos, aplicativos e redes sociais são projetados para aumentar esse sentimento. Ou seja, quanto mais tempo a pessoa passa usando esses apps, mais o cérebro vai pedir essa dose fácil de dopamina.

6. Você não se conecta às pessoas ao seu lado

Apesar de os celulares serem uma janela para o mundo, permitindo que pessoas de diferentes países se conectem, muitas vezes esses dispositivos também acabam isolando os usuários de quem está ao seu redor.

Com a atenção totalmente voltada para a tela, é comum perder a noção do tempo ao navegar pela Internet, criando uma “barreira” que dificulta a interação com outras pessoas.

*Informações TechTudo

 


+ Saúde