Programa traz, em parceria com bibliotecas públicas e comunitárias, foco na tradição oral, ancestralidade e diversidade de narrativas negras
Até o dia 29 de agosto, o público poderá acompanhar as ações do Módulo Contação de Histórias da 17ª edição do Viagem Literária, que realiza, em parceria com as bibliotecas públicas e comunitárias, 134 apresentações presenciais em 65 municípios do interior e litoral paulista.
Com o tema literatura afro-brasileira, a programação reúne artistas e grupos de diferentes linguagens, que promovem experiências culturais por meio da tradição oral e da força das narrativas negras.
O Viagem Literária é uma iniciativa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, realizada por meio do SisEB (Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo), com execução da SP Leituras – Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura.
A cada encontro, histórias são narradas com emoção, ritmo e potência. Mitos de origem africana, contos de terreiro, figuras femininas inspiradoras, memórias comunitárias e saberes tradicionais se entrelaçam com elementos visuais, música, teatro, oralidade e performance.
Arte de contar histórias
A diversidade de estilos é uma das marcas desta edição: há apresentações intimistas, cênicas, com adereços, teatro de objetos e palhaçaria.
“A arte de contar histórias é uma forma ancestral de partilha. Ao colocar em cena narrativas afro-brasileiras, o Viagem Literária promove o reconhecimento, a escuta e o pertencimento. É um convite para que as bibliotecas sejam cada vez mais espaços de transformação e afeto”, afirma Giovanna Sant’Ana, superintendente técnica da SP Leituras.
“A Viagem Literária é uma das ações mais potentes de aproximação entre o público e a literatura em todo o Estado. É uma oportunidade de vivenciar novas experiências, despertar o encantamento e criar memórias por meio dos livros e da oralidade”, afirma Marilia Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.
Os livros que inspiram as apresentações estão disponíveis gratuitamente na BibliON — a biblioteca digital do Estado de São Paulo, acessível pelo site www.biblion.org.br ou aplicativo. A BibliON é uma iniciativa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, com gestão da SP Leituras.
O programa Viagem Literária é realizado pelo Ministério da Cultura e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e SP Leituras, com patrocínio da Anhanguera, Cogna Educação, DHL, Stima Energia e Colégio Vital Brazil.
Participam do módulo:
Ademir Apparício, Agbalá Conta, Camila Genaro, Camila Reis, Cia. Bisclof, Cia. Malas Portam, Cia. Mapinguary, Cia. Oya Ô, Cia. Rabo de Cutia, Cia. do Liquidificador, Drika Nunes, Ih, Contei!, Mafuane Oliveira, Tricotando Palavras, Mandingueiras da Pracinha e Sinara Rúbia e Pé de Ciranda.
Em Ribeirão Corrente
Programação – Semana 18 DE AGOSTO
Artista/Grupo: Ademir Apparício
Data: 19 de agosto
Local: Biblioteca Pública Maria Benedita Machado – Ribeirão Corrente