Talentos precoces no esporte e na música despertam atenção e admiração em Franca

  • Marcia Souza
  • Publicado em 27 de julho de 2021 às 14:00
  • Modificado em 27 de julho de 2021 às 19:50
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Garotas francanas têm se destacado e demonstrado que geração teen não vive só de internet

Garotas francanas têm se destacado e demonstrado que geração teen não vive só de internet; Letícia Marangoni é campeã no tênis

Dois fatos distintos, mas envolvendo adolescentes de Franca, de 12 e 13 anos chamaram a atenção nos últimos dias na cidade. Duas garotas francanas obtiveram destaque na música e nos esportes e demonstraram que geração delas não está limitada somente ao “mundo da internet”.

Há duas semanas, a Câmara de Franca homenageou Letícia Marangoni. Em uma cidade que tem como grandes paixões no esporte o Sesi Franca Basquete e a Associação Atlética Francana, a garota, aos 13 anos, destaca-se no tênis.

A tenista integra a categoria 14 anos, um ano acima de sua idade, e foi vice-campeã do Banana Bowl, que este ano foi realizado em Criciúma (SC). É o maior torneio infanto-juvenil da América do Sul.

Em sua jornada ao pódio, Letícia venceu atletas de destaque, como a colombiana número 1 e da argentina número 2 do ranking da Confederação Sul Americana de Tênis.

“Fiquei muito feliz, eu estou trabalhando duro para isso e é muito bom para onde o esporte está me levando, estou gostando muito”, disse a jovem.

Neste domingo, outra grata surpresa para os francanos que torcem pelas pessoas da cidade. A adolescente Bárbara Mello, de 12 anos, cantou e encantou os jurados no programa The Voice Kids, da Rede Globo de Televisão, e foi destaque nacional – e internacional.

Babi Mello, que é seu nome artístico, interpretou a música “Céu Azul”, do chorão, e encantou os jurados Carlinhos Brown Michel Teló e Gaby Amarantos que “abraçou” a menina e a levou para sua equipe.

Babi é salmista na comunidade católica que faz parte da Igreja São Benedito, que fica na Vila Formosa, em Franca, e já encanta os participantes com a voz potente e afinada.

“Eu canto desde que me entendo por gente, era pequenininha e já ficava cantarolando, porque o meu pai toca e a minha mãe também canta”, disse a cantora.

Babi Mello encanta com sua voz e presença de palco; domingo, representou Franca em rede nacional

Geração internet

Letícia e Babi são destaques entre adolescentes da mesma faixa etária que, muitas vezes, preferem “viver” no universo digital que no mundo real.

A prática esportiva é vista por especialistas como uma das formas de diminuir a quantidade de horas passadas diante de telas por jovens e adolescentes.

“Cada minuto gasto em frente às telas equivale a um minuto a menos de sono ou de atividades cognitivamente desafiadoras”, escreveu Eduardo Esteban Bustamante, pesquisador da Universidade de Ilinois, nos Estados Unidos.

“No esporte, o adolescente a aprender a obedecer regras. Num tempo em que quase não existem restrições aos adolescentes, obedecer a um técnico, que poderá, por exemplo, puni-lo com a exclusão da equipe, pode ser vital para a formação do caráter”, diz a médica Márcia Rodrigues Anteghini.

Em Franca, várias modalidades contam com escolas de iniciação esportiva, tanto particulares como pública, mantidas pela Prefeitura. Para saber mais, basta entrar em contato com a FEAC pelo 3711-9350 ou no site oficial www.franca.sp.gov.br.


+ Comportamento