Sobretaxa ameaça a recuperação das exportações brasileiras de calçados aos EUA

  • Roberto Pascoal
  • Publicado em 21 de julho de 2025 às 09:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Vendas para o principal mercado externo do setor cresceram no 1º semestre, mas avanço pode ser barrado por tarifa de 50%

Os Estados Unidos, historicamente o principal destino internacional do calçado brasileiro, seguem sendo um mercado crucial para o setor. Mais de 20% do valor total das exportações brasileiras de calçados tem como destino o país norte-americano.

Segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), mesmo diante de um cenário global desafiador, o setor vem conseguindo recuperar gradualmente suas vendas externas para os EUA ao longo de 2025.

No primeiro semestre deste ano, o Brasil exportou US$ 111,8 milhões em calçados para o mercado norte-americano, o equivalente a 5,8 milhões de pares. Os números representam crescimento de 7,2% em valor e 13,5% em volume em relação ao mesmo período do ano passado.

E agora?

Só no mês de junho deste ano, os Estados Unidos receberam 1 milhão de pares de calçados brasileiros, pelos quais foram pagos US$ 20,76 milhões, crescimentos tanto em volume (+39,4%) quanto em receita (+25,4%) em relação ao mesmo mês do ano passado.

Apesar do desempenho positivo, a Abicalçados alerta que uma possível sobretaxa de 50% sobre os calçados brasileiros poderia interromper essa trajetória de recuperação.

A medida, se confirmada, colocaria em risco as projeções de crescimento de mais de 4% nas exportações do setor para 2025.


+ Economia