Saiba identificar uma crise de ansiedade e conheça dicas pra evitar que ela te pegue

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 29 de novembro de 2021 às 21:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O que caracteriza um ataque de pânico ou crise de ansiedade é o fato de a pessoa ter os sintomas prévios

O que caracteriza um ataque de pânico ou crise de ansiedade é o fato de a pessoa ter os sintomas prévios

As crises de ansiedade já podem ser consideradas um dos maiores males da atualidade. Hoje em dia tornou-se praticamente impossível não pertencer a essas estatísticas ou ao menos não conhecer alguém que tenha esse problema.

Daí a necessidade e a urgência de ampliar o repertório de informações a respeito, a fim de criar um ambiente cada vez mais favorável ao atendimento das necessidades reais dessas pessoas.

O que é?

Antes de mais nada, é importante saber que o sentimento de ansiedade é absolutamente normal. Sentir-se ansioso em situações de expectativa, por exemplo, é apenas uma reação comum do organismo ao ambiente.

Infinitamente diferente disso, no entanto, são as crises de ansiedade. O que caracteriza um ataque de pânico ou crise de ansiedade é o fato de a pessoa ter os sintomas de ansiedade de forma repentina e intensa, sem motivo aparente.

É uma reação extremamente forte que, na maioria das vezes, se caracteriza por uma sensação inexplicada de medo, respiração irregular, taquicardia e tremores no corpo.

O problema é que essas crises podem se manifestar de forma completamente aleatória e involuntária, sem que se perceba sequer algum gatilho, o que acaba interferindo drasticamente no cotidiano da pessoa, e é nesse ponto que a ansiedade “simples” passa a ser considerada um transtorno.

Essas tendências se complicam ainda mais se considerarmos o fato de que, na maioria das vezes, os portadores de transtornos de ansiedade já possuem quadros anteriores relacionados ao descontrole de emoções ou respiração mediante algum trauma ou estresse, que compromete a saúde física e emocional e faz com que os medos e preocupações irreais dessas pessoas sejam ampliados, como se pudessem se materializar e se tornar ameaças reais.

 E quais os sintomas?

A crise de ansiedade é como um curto-circuito corporal e mental, que gera uma descarga de adrenalina e noradrenalina no organismo, e acaba causando os sintomas físicos – e mais intensos – da crise.

Talvez uma das melhores definições para as múltiplas sensações em uma crise de ansiedade seja a comparação com um cenário de guerra, onde, mesmo que o inimigo não esteja presente, as ameaças à vida são reais e constantes, e o corpo sente que precisa se manter alerta e reagir de imediato.

Alguns sintomas mais comuns de crises de ansiedade são: 

• palpitação ou desconforto no peito;

• aceleração da pulsação e respiração;

• sensação de falta de ar,

• sufocamento ou desmaio;

• suor;

• tremores;

• formigamentos;

• náuseas;

• calafrios;

• medo de perder o autocontrole, enlouquecer ou mesmo de morrer.

Sem gatilho

As manifestações de sintomas de crises de ansiedade podem acontecer inadvertidamente e sem um gatilho aparente.

Às vezes, o simples fato de estar em algum lugar movimentado, fechado ou alto pode desencadear uma crise, especialmente de pessoas que já tenham um histórico de fragilidade por síndrome do pânico, por exemplo.


+ Bem-estar