Quebrei o dente, e agora? Especialista explica o que fazer!

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 20 de junho de 2025 às 12:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Dentista ressalta os cuidados essenciais para não prejudicar a saúde bucal após quebrar um dente

Seja o natural ou lente de contato dental, quebrar o dente é algo corriqueiro, mas que exige cuidado e atenção – foto Shutterstock

 

Quebrar um dente, seja ele natural ou lente de contato dental, é mais comum do que muitos imaginam. Acidentes simples, como morder alimentos duros, quedas ou até pequenos impactos, podem causar fraturas.

Mas você sabe como agir nestes casos?

A primeira coisa a se fazer é não tentar colar o próprio dente. A dentista Giovanna Zanini alerta que usar supercola ou qualquer tipo de adesivo para colar o dente no lugar pode causar queimaduras químicas na gengiva, intoxicar os tecidos e até dificultar muito o reparo correto depois.

Então, o que fazer?

De acordo com a especialista, o primeiro passo é manter a calma e procurar um dentista o quanto antes.

Enquanto isso, se for possível, guarde o dente quebrado em um recipiente limpo, com soro fisiológico ou água filtrada, para evitar que ele resseque.

“Quando o atendimento é rápido, muitas vezes conseguimos colar o próprio fragmento ou fazer uma restauração conservadora. Mas, se a pessoa demora, aumenta muito o risco de contaminação, infiltração de bactérias e até perda da estrutura dental,” explica a dentista.

No caso de fraturas em lentes de contato dentais, o problema nem sempre gera dor, mas o alerta permanece. “A lente tem função estética e também protege o dente”.

“Quando ela quebra, o dente fica vulnerável, podendo desenvolver sensibilidade, infiltrações e até cáries se não for avaliado rapidamente,” reforça Giovanna.

Abaixo, a especialista explica o que fazer em casos de quebra do dente:

– Guarde o pedaço quebrado em soro fisiológico ou água filtrada, para evitar ressecamento;
– Não utilize supercola ou qualquer outro tipo de adesivo;
– Evite mastigar do lado afetado até ser avaliado;
– Mantenha a higienização normalmente, com cuidado na região afetada,
– Procure um dentista imediatamente.

“O tempo é fundamental. Quanto mais rápido o atendimento, maiores são as chances de resolver de forma segura, preservando a estética e a saúde do sorriso,” conclui a dentista.

Fonte: Alto Astral