Loja virtual que vende copos, garrafas térmicas e outros itens deverá explicar motivo para o aumento nas reclamações sobre não entrega
A loja online Ikeg Tech Comércio de Produtos Eletrônicos apresentou um aumento expressivo no número de reclamações registradas no Procon-SP; só no primeiro semestre deste ano, foram 738, contra 37 no segundo semestre de 2021.
A maior parte dos problemas refere-se a não entrega do produto e grande parte das demandas não foi respondida pela empresa dentro do prazo.
A empresa deverá informar, até o dia 19 de agosto:
a) – quantos pedidos ainda estão pendentes por falta de entrega;
b) – se há um plano de ação para regularizar estes pedidos;
c) – quais foram os fatores que levaram ao não cumprimento dos prazos;
d) – quais medidas foram adotadas para solucionar os problemas que prejudicaram a entrega;
e) quais canais de atendimento são disponibilizados aos consumidores.
Venda promocional
Segundo o Procon-SP, deverá explicar também se possui alguma política de venda promocional dos produtos em relação à concorrência ou produtos similares no mercado e como garante a venda promocional, além de informar em que momento emite a nota fiscal a ser fornecida ao consumidor.
O Procon-SP solicita que a Ikeg faça a adesão ao Selo Empresa Verificada — plataforma onde o consumidor pode fazer reclamações, denúncias, tirar dúvidas e que garante que o órgão de defesa terá como localizar aquele fornecedor empresa — e que apresente plano de ação para solução das demandas apontadas no PROCON/SP Digital.