Preço dos chocolates tem a maior inflação em 6 anos; entenda o encarecimento

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 7 de março de 2023 às 22:00
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Às vésperas da Páscoa, produto chega aos supermercados mais caro do que de costume, sem contar encarecimento no período comemorativo

Preço dos ovos de Páscoa nos supermercados tiveram maior inflação dos últimos 6 anos – foto Arquivo

 

O preço dos chocolates teve sua maior alta em seis anos. Com a inflação acumulada para 12 meses em 13,61%, segundo o Índice de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA), os chocolates tiveram mais do que o dobro de alta em relação ao índice geral, que avançou 5,77% no mesmo período.

Às vésperas da Páscoa, o produto chega aos supermercados mais caro do que de costume, sem contar o encarecimento no período comemorativo.

Com o aumento, quem comprou um ovo de Páscoa por R$ 50 no ano passado agora pode ter de pagar quase R$ 57 pelo mesmo produto. O maior impacto é para quem ganha um salário mínimo (R$ 1.302).

Se antes o valor representava 3,8% da renda, agora pode ser 4,3%, o que pode fazer a pessoa deixar de comprar, por exemplo, um quilo de arroz.

Para especialistas, a inflação dos chocolates é multifatorial e leva em conta questões como a alta no preço de insumos como leite e açúcar, a inflação geral do País, os impactos globais da Guerra da Ucrânia, que encareceu fertilizantes, e até eventos climáticos como o La Niña, que atrapalhou a safra em 2022.

Tatiana Nogueira, economista da XP, explica que, na lista de ingredientes para a produção do chocolate, os três principais – açúcar, cacau e leite em pó – sofreram grandes altas ao longo de 2022.

No caso do leite e de derivados, a inflação acumulada em 12 meses chegou a 41% em junho de 2022, devido à seca.

“Toda a cadeia de produção do chocolate ficou mais cara em 2022, insumos, frete e mão de obra, o que refletiu diretamente no preço final”, diz.

Alternativas

Fabricio Silvestre, economista sênior da casa de análises do TC, sugere buscar alternativas e usar a criatividade.

“O consumidor pode mudar para uma marca menos premium, o que o levaria a pagar preços mais baixos”.

“Se isso não for suficiente, deve avaliar a possibilidade de consumir bens substitutos, como acontece com a manteiga, que é substituída pela margarina”, diz.

“Para o ovo de Páscoa, o concorrente é a barra de chocolate. O consumidor pode ainda optar por fazer o próprio ovo de Páscoa ou uma sobremesa de chocolate.”

*Informações CNN


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