Posso dar gelo para o cachorro para aliviar o calor? Veja o que especialista diz!

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 5 de agosto de 2023 às 08:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Dar gelo para cachorro é uma boa opção para aliviar o calor? Descubra e saiba quais são os cuidados para os dias mais quentes

Todo tutor busca várias maneiras de aliviar o calor do seu pet – foto Freepik

 

Todo tutor deseja ver o cachorro feliz, saudável e com disposição. Por isso, em dias muito quentes, é natural buscar diferentes maneiras de refrescar o pet.

Para tanto, além de se preocupar com a tosa e manter o cão em ambiente fresco, muitos já se perguntaram se pode dar gelo para cachorro ou se a prática é perigosa para o pet.

De acordo com o Dr. Thiego Aguilar, médico-veterinário, o gelo pode ser um aliado na hora de proporcionar mais conforto ao cachorro em caso de temperaturas elevadas. Mas é preciso cuidado para evitar acidentes.

Como usar gelo para refrescar o cachorro

Especialmente em dias quentes ou após a prática de atividades físicas, é fundamental garantir a hidratação do pet por meio da ingestão de água. Nesse sentido, não é necessário que a água esteja gelada, basta estar fresca, limpa e agradável para beber.

Dito isso, é possível utilizar o gelo a fim de tornar a ingestão hídrica ainda mais atraente para o cão. Sendo assim, o cachorro pode beber água gelada, principalmente após a prática de atividades físicas.

Conforme explica o Dr. Thiego, a melhor maneira de usar o gelo para refrescar o cachorro é colocar alguns cubos pequenos na água. Ainda segundo o especialista, também pode ser benéfico saborizar o gelo para cachorro com frutas ou ração, fazendo uma espécie de picolé.

Além de aumentar a ingestão de água, tais medidas ainda são boas do ponto de vista do enriquecimento ambiental, adicionando uma experiência diferente e divertida à rotina do cão.

Cuidados para evitar acidentes

Por mais que pareça improvável, o gelo pode, sim, trazer alguns riscos para a saúde do peludo. O gelo faz mal para cachorro quando ele é oferecido sem que esteja misturado à água, situação em que pode acabar sendo engolido de uma só vez.

“Os pets podem ter uma inflamação do esôfago devido ao contato do gelo com a mucosa esofágica”, explica o Dr. Thiego. “Também pode haver engasgos, com obstrução do lúmen esofágico”, completa. Por fim, o veterinário diz que o contato direto do gelo com a mucosa do estômago pode levar a uma inflamação importante.

Por todos esses motivos, prefira sempre misturar os cubos de gelo na água ao oferecê-los ao cachorro. Lembrando que a estratégia pode não dar certo com alguns indivíduos, que acabam levando o refresco como uma brincadeira.

Conheça outras maneiras de refrescar o cachorro

Se o seu cachorro não gosta ou faz um estardalhaço com os cubos de gelo na água, não se preocupe. Existem outras maneiras eficazes de manter o conforto do pet em dias quentes.

Entre elas, o Dr. Thiego recomenda dar água gelada para cachorro, usar toalhas molhadas, tapetes gelados e até levar o cachorro para tomar um banho de piscina ou de mangueira, desde que o pet tome banho e passe por uma boa secagem ao final.

“O uso de ventilador ou ar-condicionado para tornar a temperatura ambiente mais agradável também pode ser uma opção interessante”, diz o veterinário.

*Informações Petz


+ Pets