Políticos francanos da nova geração se mexem para conquistar os eleitores jovens

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 28 de abril de 2022 às 18:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Daniel Bassi e Rafael Bruxelas, possíveis candidatos a deputado estadual e federal, respectivamente, usam linguagem fácil e redes sociais

Daniel Bassi e Rafael Bruxelas, possíveis candidatos a deputado por Franca, usam linguagem fácil e redes sociais com frequência

O prazo para que novos eleitores tirem o título de eleitor se encerrará na próxima semana, no dia quatro de maio.

Segundo o TRE – Tribunal Regional Eleitoral, tem sido grande o interesse de jovens a partir de 16 anos em fazer o documento e se habilitar a votar.

De olho neste público, os políticos da nova geração têm se adaptado e focado suas mensagens de forma a serem compreendidos por este novo público.

Um exemplo é o vereador Daniel Bassi, possível candidato a deputado estadual por Franca nas eleições e outubro próximo.

Redes sociais

Ele conta com quase 60 mil seguidores no Instagram, preferido dos jovens, e Facebook – mais eclético com relação às idades dos usuários.

Em suas mais de 500 postagens no Instagram, por exemplo, usa uma linguagem simples e também costuma fazer filmagens curtas e reels para justificar as ações de seu mandato parlamentar.

“Acho fundamental conversar com os jovens, tanto pelas redes sociais como em eventos específicos e nos atendimentos que faço no gabinete. É um público que, ao contrário do que muitos dizem, é muito curioso, interessado, engajado e com senso crítico. Vamos sempre procurar ouvi-los”, afirmou Bassi, que também interage constantemente com os jovens através do Whats e Twitter.

Despontando

Rafael Bruxellas é possível candidato a deputado federal pelo PT. Ele ganhou notoriedade após ter mais de 16 mil votos na última eleição para prefeitura de Franca, ficando em quarto lugar.

Também usa com frequência as redes sociais e acumula quase oito mil seguidores no Instagram. Tem uma postura crítica ao atual prefeito, Alexandre Ferreira, e ao presidente Jair Bolsonaro.

É comum ver em suas redes sociais vídeos – tão apreciados pelos adolescentes – abordando temas diversos de interesse da sociedade.

Interesse notório

Durante a Semana do Jovem Eleitor, promovida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) entre os dias 14 e 18 de março deste ano, foram emitidos 96.425 novos títulos em todo o Brasil e no exterior para jovens com 15 a 18 anos.

A procura foi maior entre as mulheres: 52.561 pessoas do gênero feminino solicitaram a emissão do título, enquanto 43.864 homens buscaram pelo serviço.

Neste período, as faixas etárias que registraram os melhores índices foram as de jovens com 18 e 17 anos, respectivamente.

No total, em relação à eleição anterior, a expectativa é de que serão quase um milhão de eleitores nessa faixa etária habilitados a votar.

Para tirar o título, basta que o jovem acesse o link https://www.tse.jus.br/imprensa/noticias-tse/2021/Dezembro/veja-o-passo-a-passo-para-tirar-o-primeiro-titulo-pela-internet.

O processo é todo digital. Como eles tanto gostam.


+ Política