Patrocínio Paulista quer ter local próprio para realizar reciclagem de lixo até 2024

  • Marcia Souza
  • Publicado em 11 de janeiro de 2022 às 18:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Atualmente, prefeitura daquela cidade tem que mandar resíduos para aterros específicos em Sales e Nuporanga

Luquinha

Vereadores Luquinha Banana e Lila Santos explicam que, atualmente, prefeitura daquela cidade tem que mandar resíduos para aterros específicos em Sales e Nuporanga

A Prefeitura de Patrocínio Paulista quer inaugurar sua usina de reciclagem de lixo até o ano de 2024 para dar destinação correta aos resíduos no próprio município e atender à Política Nacional dos Resíduos Sólidos.

Atualmente, o município tem que enviar todo o lixo que produz para cidades vizinhas, que contam com locais próprios para a destinação, como Sales Oliveira e Nuporanga.

O contexto atual exige que a Prefeitura de Patrocínio gaste com a coleta do lixo, o transporte e a utilização dos aterros nos municípios de destino.

“Tem muito gasto, a cidade construindo o próprio aterro vai economizar e poder investir em outras áreas prioritárias para a população”, disse o vereador e ex-presidente da Câmara de Patrocínio, Luquinha Banana.

O parlamentar afirmou que a construção de uma usina de reciclagem está sendo estudada pela Prefeitura para evitar que o município seja punido e tenha que pagar multas, além de continuar apto a receber recursos federais para saneamento e meio ambiente.

A vereadora Marília Santos explica ainda que o prazo expirou em julho do ano passado, mas que diante das dificuldades dos municípios em dar destinação correta aos resíduos.

“Tem que ser tudo conforme a Política Nacional de Resíduos Sólidos. O prazo não foi cumprido pelos municípios e vai se encerrar de vem em 2024”, afirmou a parlamentar patrocinense.


+ Política