Evite acidentes na cozinha e aprenda como usar papel de forma segura nos seus preparos
Colocar qualquer item de papel no micro-ondas exige manter atenção redobrada – foto Arquivo
Colocar qualquer item de papel no micro-ondas exige manter atenção redobrada, já que existe risco de incêndio se o material ficar quente demais.
Ainda assim, as fabricantes de micro-ondas não proíbem o uso de guardanapos ou toalhas de papel e, em alguns casos, até recomendam utilizar esses produtos para cobrir alimentos durante o preparo.
Mas é importante seguir orientações de segurança e evitar certos tipos de papel que não são seguros para o micro-ondas.
Como usar papel-toalha no micro-ondas
Segundo as fabricantes, guardanapos de papel ajudam a evitar sujeira no forno micro-ondas.
“Cubra os alimentos com papel-toalha, filme plástico perfurado ou tampa plástica própria para micro-ondas, para evitar respingos durante o cozimento”, orienta a Electrolux.
No entanto, as marcas também alertam para que o preparo não fique muito tempo lá dentro: “Toalhas e guardanapos de papel somente para aquecimento rápido (no máximo 1 minuto)”, diz a Panasonic.
Além disso, por ser inflamável, o papel exige atenção durante o uso no micro-ondas. Mesmo em aquecimento rápido, as marcas recomendam que o consumidor permaneça por perto, para minimizar os riscos de incêndio.
Papel comum não entra no micro-ondas
As fabricantes desaconselham o uso de outros tipos de papel, como folhas sulfite ou papelão, que têm mais chance de pegar fogo.
Já no caso de alimentos prontos ou congelados que vêm em embalagens de papel e devem ser aquecidos, vale prestar atenção a dois pontos:
– Seguir as orientações do rótulo do produto à risca;
– Repetir a mesma regra do papel-toalha: aquecer por pouco tempo e ficar atento para evitar qualquer princípio de incêndio.