Padre Donizetti: Caminho da Devoção vai ligar Cássia a Tambaú e passar por cidades

  • Teo Barbosa
  • Publicado em 30 de junho de 2023 às 09:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Padre Donizetti nasceu em Cássia, onde viveu com a família até os 4 anos de idade, até se mudar para Franca, onde morou e estudou

Dez municípios do Sul de Minas vão fazer parte do chamado Caminho da Devoção, uma rota em homenagem a Padre Donizetti. A peregrinação vai ligar a cidade de Cássia, onde ele nasceu na região, ao município de Tambaú, onde o beato viveu no interior de São Paulo.

Os dois municípios serão interligados por Pratápolis, São Sebastião do Paraíso, Itamogi, Monte Santo de Minas, Guaranésia, Arceburgo, Mococa e Casa Branca. O percurso será planejado por cada município e o projeto está em fase de demarcação.

“Esse trajeto pode ser feito de várias formas: a pé, de bike, de moto, a cavalo ou em veículos de quatro rodas”, disse o presidente da Associação Caminho da Santidade, Mauri Castelar.

Donizetti Tavares de Lima, o Padre Donizetti, nasceu em 3 de janeiro de 1882. Em Cássia, no Sul de Minas, ele viveu com a família até os quatro anos de idade, antes de se mudar para Franca, onde morou e estudou.

Relíquia de primeira grau

Além de ser o berço do beato, o município mineiro ainda guarda um pedaço da história de Padre Donizetti. A pia batismal, onde ele foi batizado 19 dias depois do nascimento, está intacta. Na capela de Nossa Senhora de Fátima, existe uma relíquia de primeiro grau: um pedacinho do osso do joelho do beato.

Donizetti Tavares de Lima foi beatificado pela Igreja Católica em 23 de novembro de 2019 durante uma cerimônia em Tambaú. No mesmo ano, a igreja anunciou que Padre Donizetti realizou um milagre ao curar um caso de pé torto congênito bilateral em um menino de 12 anos. Mas este não foi o único milagre.

“Quando ele chega a Tambaú, o primeiro milagre acontece. Estava chovendo, ele pede para o pessoal ir para a procissão que não choveria. E isso acontece. Chovia em volta e eles foram ser tomar um pingo de água”, falou o padre Pedro Alcides de Sousa.

Perto do lançamento

Com a rota em operação, Cássia, que já abriga o maior santuário do mundo de Santa Rita de Cássia, deverá se tornar também destino de muitos outros devotos que buscam por uma intercessão do apóstolo da acolhida.

“A fé dele começou aqui, aqui nasceu e daqui ele continuou a caminhada para que todo mundo pudesse fazer a experiência de Deus a partir da fé daquele homem”, salientou o padre.

De acordo com o portal G1 Sul de Minas, o termo de adesão já foi assinado pelos 10 municípios. Como a rota tem um custo operacional, o projeto via passar pela Câmara Municipal de cada cidade. Em seguida, cada cidade vai fazer o trajeto e sinalizar. Depois disso, a rota será lançada, quando todo trecho estiver mapeado com as placas de ida e volta.


+ Cidades