Pacientes questionam sobre testes de covid-19 e Unimed estabelece prioridades

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 17 de janeiro de 2022 às 21:15
  • Modificado em 17 de janeiro de 2022 às 21:18
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Franca tem registrado uma movimentação atípica desde o início da pandemia em todo o sistema de Saúde, público e particular

Unimed Franca está há 24h sem óbitos ou novos casos de coronavírus

Movimentação atípica desde o início da pandemia nas unidades de saúde de Franca tem causado preocupação

Franca tem registrado nas últimas semanas uma movimentação atípica em todo o sistema de Saúde, público e particular, que não tinha sido vista desde o início da pandemia.

Prontos-socorros, unidades que foram destinadas exclusivamente ao atendimento de casos de  covid-19, urgências e emergências particulares todos lotados de pacientes  apresentando sintomas que podem ser de H3N2 ou covid.  Como saber?

Só fazendo o teste. E é justamente nisso que está o problema, na verdade, enfrentado em praticamente todo o Brasil: a falta de testes que detectam se a pessoa está infectada com o novo coronavírus.

Nesse último fim de semana, as redes sociais foram mobilizadas com uma reclamação sobre o problema na realização dos testes no Hospital e Maternidade São Joaquim.

De acordo com uma usuária do plano de saúde, ela procurou pelo plantão de emergência do hospital com quadro de falta de ar ao falar e andar, tosse seca e outros sintomas. Não foi apenas a demora no atendimento pela sobrecarga de pacientes no local que causou indignação.

Após 4 horas à espera de ser atendida, ao fazer o teste, foi informada de que o resultado só ficaria pronto em 3 dias, o que causou espanto diante da necessidade de providências por parte da paciente e do aumento exponencial de casos de covid-19 em Franca.

A usuária também procurou as redes sociais para demonstrar seu descontentamento e ficou ainda mais espantada ao receber como resposta ao seu comentário, afirmações de outras pessoas que passaram pelo mesmo atendimento, no mesmo dia, cujo resultado do exame saiu no mesmo dia.

Talvez pelo número expressivo de casos semelhantes, o Hospital e Maternidade São Joaquim se manifestou em nota no fim da tarde desta segunda-feira, 17.

De acordo com a nota divulgada à imprensa, a partir desta segunda-feira, o hospital passará a priorizar a realização de testes de covid-19 aos usuários da Unimed da seguinte forma:

– Terão prioridade pacientes com maior gravidade de sintomas;

– Pacientes hospitalizados e em estado cirúrgico; e

– Usuários que façam parte do grupo de risco.

A Unimed Franca e o Hospital São Joaquim ainda orientam que seus usuários apenas procurem a unidade em caso de febre persistente e falta de ar.

Pelo que se tem visto na cidade, a situação geral da Saúde vai caminhando para um possível colapso em todos os sentidos: não só a população está sendo contaminada em massa, mas os profissionais da saúde também, com vários casos de afastamento nas unidades públicas e particulares.

Além disso, já não há testes suficientes para a toda a população, nem mesmo para quem busca como alternativa os testes vendidos nas farmácias, e os casos de covid-19 em Franca seguem aumentando a cada dia.


+ Saúde