Onofre Gosuen parte aos 92 anos, deixando um legado de político competente

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 11 de junho de 2016 às 11:37
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:48
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Ex-prefeito e ex-deputado foi responsável pela emancipação de municípios da região

Onofre Gosuen, com dona Regina, com quem foi casado por 65 anos

​O corpo do ex-prefeito e único deputado francano cassado, Onofre Gosuen, será cremado na tarde deste sábado, em São Paulo e suas cinzas serão trazidas a Franca para sepultamento no Cemitério da Saudade. Gosuen morreu na Capital, na sexta-feira 10, aos 92 anos de idade.

A morte do ex-prefeito e ex-deputado que criou a maioria dos municípios da região de Franca ocorreu após internação e tratamento intensivo de uma pneumonia. Ele estava em SP há alguns anos, tratando do Mal de Alzheimer.

Gosuen foi casado com Regina Miele Gosuen, por 65 anos. Deixa os filhos Elisa, Ana Beatriz e Luciano, além dos netos, Leonardo e Eduardo e os bisnetos, Isadora, Manoela e Théo.

Quando prefeito, entre 1956 e 1958, Onofre Gosuen candidatou-se a Deputado Estadual, tendo sido eleito e interrompendo seu mandato na Prefeitura. Na Assembleia foi reeleito para mais um mandato, mas acabou cassado pela Ditadura Militar na década de 60.

Como Deputado, Gosuen criou os chamados Grupos Escolares em cidades como Ribeirão Corrente, Cristais Paulista, Jeriquara e Restinga, entre outros. Também tem perpetuado seu nome em muitas praças de cidades da região, tipo de obra que era uma marca sua como parlamentar.

Em 1963, Gosuen foi responsável pela emancipação política de Restinga, Jeriquara e Ribeirão Corrente, mediante plebiscito que teve aprovação da maioria daquelas populações.

Além de tudo, Onofre Gosuen deixa na filha Elisa Gosuen, ex-miss Franca e casada com o empresário Nélio Zanardi Pêra, mais uma parte de seu legado: ela é uma das mais atuantes participantes da ong UDECIF – União de Defesa da Cidadania de Franca. 

Na Prefeitura de Ribeirão Corrente, um quadro no hall de entrada mostra a edição de 21 de novembro de 1963 que traz um agradecimento a Gosuen pela importante ação política. (Veja abaixo). 


+ Cotidiano