Número de casos de Covid-19 volta a aumentar em Franca, mas com menos internações

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 18 de julho de 2021 às 14:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A queda no número de mortes apenas indica o acerto da aceleração do plano de vacinação, que deverá ser ainda mais incrementado.

Com a queda nas internações, que é atribuída à vacinação, os hospitais estão desativando leitos de UTI

Um levantamento do Jornal da Franca nos boletins da Vigilância Epidemiológica de Franca mostra um inquietante aumento nos casos de contaminação por coronavírus.

De domingo passado (dia 11) até o sábado (dia 17) foram registrados em Franca 1108 casos confirmados de contaminação pelo Covid-19.

No mesmo período foram registrados 18 óbitos. Em todo o período, o número de internações ficou estável na casa entre 55 a 68% de ocupação de leitos de UTI.

Antes de fazer um pronunciamento no Facebook, o prefeito Alexandre Ferreira disse a um interlocutor que o cruzamento de dados sobre o comportamento do vírus em Franca mostrou um fato interessante.

 Segunda dose

Segundo ele, apenas uma internação foi de pessoa que já tinha recebido a segunda dose da vacina. Assim, mesmo, o paciente ficou num leito de enfermaria.

O que o prefeito quis dizer foi que o avanço da imunização está criando uma barreira para evitar os casos graves de covid entre a população francana.

Alexandre Ferreira lamentou a falta de imunizantes em quantidade suficiente para vacinar toda a população francana a tempo de criar a proteção contra o vírus.

A redução de mortes para 18 durante os sete dias do período considerado não é uma vitória, porque cada morte machuca e dilacera famílias.

Aceleração

A queda no número de mortes apenas indica o acerto na aceleração do plano de vacinação, que deverá ser ainda mais incrementado.

Ademais, o público de risco já recebeu pelo menos uma dose e em muitos casos até mesmo a segunda dose de uma das vacinas.

Com a queda nas internações, que é atribuída à vacinação, os hospitais estão desativando leitos de UTI ou destinando-os ao tratamento de outras necessidades.

Represados

O AME, por exemplo, já anunciou a volta aos procedimentos normais, que também foram represados durante a pandemia.

Existem inúmeros pacientes esperando por cirurgias que, em alguns casos, são chamadas de “eletivas”.

A constatação da diminuição da gravidade da contaminação por Covid vai permitir que várias áreas voltem ao trabalho normal, inclusive na administração municipal.


+ Saúde