Jogador quer priorizar carreira internacional mas não descarta seguir no país
Atual campeão do NBB com o Sesi Franca, o jovem ala-pivô Nathan Mariano, de 21 anos, está de olho em uma oportunidade no basquete internacional na temporada 2025–2026.
O atleta renovou um contrato curto com o Sesi Franca até o início de julho, apenas para disputar a Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB), mas pretende seguir para o exterior logo após a competição.
De acordo com sua equipe, Nathan tentará novamente uma vaga na NBA, após não ter sido selecionado no Draft deste ano. Ele deve participar da NBA Summer League, torneio de exibição em que franquias testam jovens talentos e atletas que ainda buscam contratos.
Outra possibilidade é ingressar na G League, a liga oficial de desenvolvimento da NBA, que tem calendário completo e times afiliados às equipes da liga principal.
Caso as tentativas nos Estados Unidos não se concretizem, Nathan poderá seguir carreira no basquete europeu, ou até mesmo permanecer no Brasil. Ele já recebeu uma proposta do Paulistano, mas também não descarta continuar no Sesi Franca.
Revelado nas categorias de base do clube francano, Nathan está em sua quinta temporada como profissional e teve papel importante na campanha vitoriosa do time. No último NBB, disputou 51 jogos, com média de seis 6 pontos e 3,8 rebotes por partida.
A decisão sobre o futuro do ala deve ser tomada nas próximas semanas, após a participação na LDB e na Summer League.