Mutirão de renegociação: Caixa, BB e Santander abatem dívidas em até 92%

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 27 de novembro de 2019 às 15:28
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:04
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A ação, batizada de Semana de Negociação e Orientação Financeira, será realizada de 2 a 6 de dezembro.

​A Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e o Santander definiram novas normas para a semana de educação financeira e renegociação de dívidas em atraso, anunciada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e pelo Banco Central.

A Caixa e o Santander prometeram descontos de 90% no valor da dívida, enquanto o Banco do Brasil confirmou que vai abater até 92% da dívida. 

A ação, batizada de Semana de Negociação e Orientação Financeira, será realizada de entre 02 e 06 de dezembro.

Segundo o Banco do Brasil, todos os clientes pessoa física com operações de crédito vencidas há mais de 30 dias poderão participar.

A instituição financeira revelou que condições incluem desconto no valor do débito, parcelamento em até 120 meses e carência de até 180 dias para iniciar o pagamento. 

Já no dias do mutirão de renegociação, 57 agências em capitais e no Distrito Federal funcionarão com horário estendido para esse atendimento.

Os interessados poderão realizar operações de negociação no site e aplicativo do BB. O banco revelou que serão cobrados juros menores e redução de até 14% nas taxas.

Já a Caixa revelou que as condições para renegociação dependerão do perfil do cliente. 

Para os clientes jurídicos com crédito comercial em atraso, haverá a possibilidade de unificar os contratos e fazer um parcelamento só para todas as dívidas, que ainda poderão ser pagas em até 96 vezes.

Outras condições previstas pela Caixa são a realização de uma interrupção no pagamento de até uma prestação que esteja vencida ou a vencer e a repactuação de uma dívida, com novo prazo para quitação.

Já no crédito imobiliário, o devedor poderá pagar uma entrada sobre o valor que deve e incorporar o restante às demais prestações.

Uma outra opção a ser oferecida pelas instituições, será fazer um pagamento de entrada e comprometer-se a fazer os demais pagamentos em dia, pelos três meses seguintes. 

Após esse prazo, o restante do saldo devedor será incorporado ao restante do contrato.

Já quem tiver até três parcelas do financiamento imobiliário em atraso terá a possibilidade de usar o saldo do FGTS para reduzir em até 80% o valor da prestação, por 12 meses.

Os bancos ainda divulgarão que agências terão funcionamento estendido.

No Santander, os clientes com atrasos de até 60 dias terão reduções de até 20% nas taxas. Os descontos de até 90% do valor da dívidas são previstas para clientes com débitos vencidos já há mais de 60 dias.

No caso do Bradesco, a instituição revelou que vai participar e informou que terá prazos e taxas diferenciadas, conforme perfil dos clientes, mas não ainda definiu os parâmetros.


+ Economia