Arroz está no prato dos brasileiros diariamente; alimento esconde um grande segredo

  • Roberto Pascoal
  • Publicado em 9 de abril de 2024 às 14:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Indispensável para muitas pessoas e “queridinho” do Brasil, arroz levanta dúvidas sobre suas propriedades

Não existe uma resposta simples se o consumo de arroz, um dos alimentos mais populares do Brasil, engorda ou não. O arroz contribui para o ganho de peso, mas tudo depende de quanto você come por dia.

O impacto potencial do arroz no seu peso também varia de acordo com o tipo de arroz e seu conteúdo fibroso.

As calorias funcionam como combustível do corpo fornecendo energia para a prática de atividades físicas e para o próprio metabolismo. Mas quando o número de calorias ingeridas diariamente excede a quantidade de calorias gastas, o resultado é o ganho de peso.

E com relação a isso, de acordo com o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados), as mulheres devem ingerir cerca de 1.800 a 2.400 calorias diárias e os homens de 2.200 a 3.000.

Portanto, o consumo de arroz engorda, assim como qualquer outro alimento, se for ingerido em quantidades que excedem o nível de calorias gastas diariamente.

Entretanto, o arroz não é mais provável de causar ganho de peso do que outros alimentos, se ingerido em porções adequadas e como parte de uma dieta balanceada, saudável e nutritiva.

Calorias no arroz

A Rice Association (Associação do Arroz) relata que existem mais de 20 mil variedades de arroz no mundo. Entretanto há apenas pequenas diferenças no conteúdo calórico entre os diferentes tipos de arroz.

As fibras e o ganho de peso

O tipo de carboidrato na sua dieta faz a diferença quando se trata de controle de peso, portanto deve-se ter atenção na escolha.

As pesquisas indicam que as pessoas que comem mais fibra são menos propensas a ganhar peso. Isso porque as fibras aumentam a sensação de saciedade e melhoram o funcionamento do intestino. Além disso, elas também diminuem o risco de desenvolvimento de diabetes e doenças cardiovasculares.

Fibras no arroz

O arroz integral é um grão que ainda tem toda a sua fibra natural. Ao processar os grãos de arroz para produzir o arroz branco, removem-se o farelo e o gérmen, isso significa que ele não é mais um grão completo, pois o farelo e gérmen contêm quase toda a fibra e muitos outros nutrientes.

O arroz branco pode ser enriquecido com vitaminas e minerais. Entretanto, apesar do arroz nessa condição passar a ser rico em nutrientes, as fibras não podem ser adicionadas de volta.

Ambos os tipos têm cerca de 45 gramas de carboidratos totais em 1 xícara de arroz cozido, mas o arroz integral tem 3,5 gramas de fibra, que é cerca de seis vezes mais do que os 0,6 gramas de fibras que tem no arroz branco.

Calorias adicionais da preparação

Não podemos afirmar que o consumo de arroz engorda demais por si só, principalmente sendo o integral. Isso porque outro fator muito importante são os ingredientes utilizados na sua preparação.

Portanto, incrementar o prato pode ser delicioso, mas a adição de certos alimentos e ingredientes ao arroz aumenta o número de calorias indesejadas, além de diminuir a qualidade da refeição. Para uma dieta equilibrada, você precisa saber como prepará-lo sem adicioná-las.

Portanto se você está preocupado com o ganho de peso, o arroz branco cozido sem adição de gordura é a opção com menos calorias.

Veja mais sobre os dados calóricos de cada tipo de arroz na matéria abaixo, do site Mundo Boa Forma:

O arroz engorda?


+ Bem-estar