Médico cita 3 fatores de risco que mais prejudicam as artérias; saiba quais são

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 3 de dezembro de 2025 às 21:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Especialista em cardiologia intervencionista, o médico Vagner Vinicius Ferreira explica sobre como os hábitos de vida afetam as artérias

A saúde de todo o corpo depende do bom funcionamento das artérias e alguns hábitos podem estar colocando sua vida em risco (Foto Ecomax)

 

Atentar-se às artérias é sinônimo de cuidar da saúde em geral, afinal esses vasos levam o sangue oxigenado “para irrigar e fornecer suprimentos” a todos os tecidos e órgãos do corpo.

Esse transporte de oxigênio tem por objetivo “manter a vitalidade dessas estruturas”, conforme explica o cardiologista Vagner Vinicius Ferreira. Contudo, hábitos de vida adotados ao longo do tempo tendem a prejudicar o fluxo sanguíneo desses tubos.

Especialista em hemodinâmica e cardiologia intervencionista, o médico ressalta que as artérias “são órgãos vivos que mantêm a produção de uma série de substâncias que controla tanto a contração quanto a dilatação desses vasos“.

Vagner Vinicius salienta sobre as fórmulas geradas nesses tubos diminuírem o risco da formação de placas de gordura, processo definido como aterosclerose.

Fatores de risco

O cardiologista menciona sobre a aterosclerose se formar por acúmulo de colesterol, hábito de tabagismo, sedentarismo, ganho de peso e presença de diabetes.

Ele esclarece que, conviver com esses fatores de risco ao longo da vida, cria-se em um determinado momento placas de gordura na camada mais interna das artérias, também chamada de endotélio.

“O endotélio tem células que separam a parede do vaso em que o sangue está correndo, e células inflamatórias captam moléculas de colesterol e se depositam na parede da artéria, começando a formação das placas.

Isso vai aumentando com o tempo à medida que não se muda os hábitos de vida”, defende o especialista em hemodinâmica do Hospital Mantevida.

Vagner Vinicius reforça que as artérias têm um papel fundamental de produzir substâncias com a capacidade de diminuir a coagulação do vaso, regulando a contração e a dilatação desses tubos.

Ele argumenta que hábitos de vida não saudáveis podem impedir que os vasos desempenhem essa função por ficarem mais rígidos em razão da formação de placas de aterosclerose.

Processo evolutivo e acumulativo

“Os principais fatores de risco que prejudicam a saúde das artérias, dentre eles, estão o tabagismo; a dislipidemia, que a alteração do colesterol; e a diabetes“, lista o médico.

O cardiologista endossa que esse processo aterosclerótico é “evolutivo e acumulativo”. “Em algum momento da vida, essas placas podem se tornar graves ou ficarem inflamadas e vulneráveis sendo propensas à ruptura, causando um evento agudo”, emenda.

De acordo com o Vagner Vinicius Ferreira, adotar hábitos saudáveis diminui o risco do aparecimento de eventos que danifiquem as artérias.

“Alimentação balanceada, bom controle do sono, prática de atividade física e evitar o tabagismo tendem a reduzir a probabilidade de desenvolver uma doença aterosclerótica. É muito menor a chance de ter um evento no futuro, seja infarto, AVC ou oclusão arterial aguda”, frisa.

Fonte: Metrópoles


+ Saúde