Para além dos médicos, diversos agentes são necessários para que este bom momento do setor seja positivo para os pacientes
O novo relatório da ISAPS (Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética), principal organização global do setor, divulgado neste mês de julho, mostra que o Brasil é líder em realização de cirurgias plásticas no mundo.
Mais do que isso, o país registra um número expressivo de procedimentos estéticos no geral: foram 3.123.758 realizados em 2024, sendo 75% das intervenções cirúrgicas (2.354.513) e 25% não cirúrgicas (769.245), como preenchimentos, aplicação de toxina botulínica e outras intervenções minimamente invasivas.
Entre os procedimentos não cirúrgicos, a aplicação de toxina botulínica lidera, com 45,7% do total, seguida pelo ácido hialurônico (22,9%), radiofrequência para flacidez facial (7,8%), resurfacing com laser fracionado (7,1%) e depilação definitiva (3,8%).
A demanda cada vez maior se dá, dentre outros fatores, pela democratização do setor, que apresenta um preço mais acessível e um prazo curto de espera em comparação com outros países. Isso faz, inclusive, com que o Brasil seja um destino procurado por pessoas de todo o mundo para este fim.
O que dizem os profissionais do setor
Para os profissionais que atuam no segmento, o bom momento traz benefícios tanto para clientes quanto para empresas.
Segundo eles, o mercado mais competitivo garante ainda mais opções de consultórios e clínicas em que os pacientes podem encontrar o que há de mais inovador em relação à beleza, enquanto o aumento de diversos procedimentos traz para as companhias novas oportunidades de negócios.
“Quando falamos do atual cenário da medicina estética, muitos comentam somente sobre a necessidade de escolha de bons médicos, o que, claro, é essencial, mas outros agentes estão envolvidos e são essenciais para que o Brasil seja uma referência global, inclusive, em qualidade”, destaca Ricardo Canteras, diretor Comercial e de Tecnologia da Temp Log, única operadora logística do país especializada neste segmento.
Ele acrescenta que “a logística, por exemplo, desempenha um papel fundamental na cadeia de fornecimento do setor. Sem um transporte adequado, com monitoramento de temperatura e controle rigoroso, os produtos podem perder sua eficácia antes mesmo de chegarem aos profissionais”.
Público alvo
O executivo explica que hoje o país passa por um processo de ampliação da diversidade do público alvo dos tratamentos, o que resulta em uma demanda por mais variedade de soluções oferecidas pelos laboratórios, o que, por fim, aumenta a procura por serviços logísticos especializados.
“Hoje há um aumento da adesão ao uso de produtos para procedimentos estéticos em regiões fora do eixo São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo, o que traz desafios logísticos”, comenta.
Há a necessidade de especialização de empresas para a distribuição de produtos voltados à saúde humana para as mais variadas regiões, incluindo municípios afastados das grandes capitais.
Enfrentando estradas nem sempre em boas condições, mudanças de clima ao longo do caminho e itens que têm alta sensibilidade à intempéries, as operadoras logísticas precisam ter como prioridade assegurar que os medicamentos cheguem com qualidade para os pacientes.
E para isso, investem em soluções que auxiliem no controle rigoroso de temperatura em todas as etapas da cadeia, manuseio cuidadoso e entregas rápidas.
Desafios
“Na Temp Log a tecnologia é uma grande aliada. Integramos as operações com soluções digitais, proporcionando maior visibilidade e controle ao cliente sobre suas entregas, desde a entrada no armazém até a entrega final”, diz Ricardo Canteras.
Segundo ele, “soluções como rastreamento em tempo real e relatórios automatizados de temperatura podem agregar valor para indústrias farmacêuticas e profissionais de saúde. O setor tem trazido grandes resultados e, também, muitos desafios”.
“Estamos superando cada um deles, sempre tendo como principal objetivo pensar em soluções que possam atender os clientes com qualidade, eficiência e segurança, garantindo um produto íntegro, de ponta a ponta, em um curto prazo, mesmo com a alta demanda”, finaliza.
Sobre a TEMP LOG
Única operadora logística de cadeia fria no Brasil especializada em produtos para a medicina estética, a Temp Log tem mais de 30 anos de atuação no armazenamento, fracionamento e transporte de produtos de alto valor agregado à saúde.
Referência para a indústria farmacêutica, cobre mais de 2.500 municípios do País, que recebem medicamentos sensíveis com a rapidez, qualidade e responsabilidade necessárias para garantir que não sofram excursões de temperatura e, assim, proporcionem resultados seguros e eficazes para os pacientes – o que só é possível graças a uma modelagem exclusiva de segmentação automatizada e sistemas avançados de rastreamento.
A Temp Log atua, ainda, nos setores terapêutico, de pesquisa clínica e dispositivos médicos. Mais informações em www.templog.net