Regiões de Piracicaba, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Araraquara são as mais afetadas
Sistema Tempocampo da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz (Esalq/USP), que monitora o tempo na região, prevê uma perda de até 10% no final da safra de cana-de-açúcar por causa da instabilidade de chuvas na região. A previsão atinge principalmente as cidades de Piracicaba (SP), Ribeirão Preto (SP), São José do Rio Preto (SP) e Araraquara (SP).
A safra da cana começa em abril e segue até o final de novembro, quando está previsto o pior período da safra. Segundo o professor Fabio Marin, coordenador do sistema, a irregularidade das chuvas no ano passado interferiu na produção da cultura.
“Nós tivemos um atraso das chuvas na primavera do ano passado, as médias ficaram um pouco abaixo do volume histórico do período e as chuvas finalizaram abruptamente no final de março em praticamente todo o Estado. Isso influenciou nessas três regiões, que são muito importantes [na produção] porque há muitas usinas”, explica.
Segundo a projeção do sistema, para a região de Piracicaba, os valores de Coeficiente de Produtividade Climática (CPC) ficaram em torno de 0,95, o que representa queda de 5% em relação às produtividades observadas em 2017 da cana-de-açúcar.
Em São José do Rio Preto, Ribeirão Preto e Araraquara os cenários apontados pelo Sistema mostram uma queda de até 10%. “Ribeirão se perdeu mais pelo clima. A situação é mais grave que aqui [em Piracicaba]. As chuvas lá foram mais escassas.”
Segundo Marin, atualmente, a safra da cana está boa, considerada até acima da produtividade, mas as perdas devem ser sentidas a partir de julho. “As canas que vão chegar a partir de julho, principalmente, vão chegar piores e conforme vai avançando a safra, vai piorar muito.”