Imposto de Renda: golpistas usam falso aplicativo para roubar dados de contribuintes

  • Teo Barbosa
  • Publicado em 25 de março de 2024 às 09:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Receita Federal faz alerta sobre e-mails e mensagens enviadas pelos golpistas com links que servem para a instalação de software malicioso

A Receita Federal alertou nesta semana, poucos dias após a abertura do prazo para o envio da declaração do Imposto de Renda 2024, que criminosos usam um truque para roubar dados dos contribuintes.

Conforme o órgão, os golpistas enviam mensagens e e-mails para as vítimas com links de um aplicativo, que serviria para o repasse das informações ao governo, mas, na verdade, acabam instalando vírus nos computadores ou celulares.

Assim, a partir da instalação do malware (software malicioso), os bandidos conseguem roubar dados, danificar os sistemas e até controlar os equipamentos das vítimas remotamente.

Conforme o alerta, muita gente acaba acreditando ao ver os logotipos bem semelhantes ao da Receita e clica nos links, já que os criminosos disponibilizam o aplicativo em lojas oficiais, como a Play Store e App Store.

Chamando a atenção

Os golpistas também costumam chamar a atenção das vítimas com as mensagens com títulos como “urgente” e “regularize já a sua situação”. Dessa forma, muitas pessoas ficam curiosas sobre o teor dos conteúdos e acabam clicando nos links.

O órgão ressalta que os aplicativos “Meu Imposto de Renda” e o oficial da Receita Federal são de responsabilidade do desenvolvedor Serviços e Informações do Brasil. Dessa forma, ao baixar, o usuário deve se certificar de que está instalando o app correto.

Além do aplicativo, a declaração do IR2024 também pode ser preenchida online por meio do portal e-CAC (Centro de Atendimento Virtual).

Comunicação oficial

“O CTIR Gov enfatiza que todas as informações, orientações e programas referentes ao IRPF [Imposto de Renda de Pessoa Física] estão publicados exclusivamente no endereço oficial da Receita Federal do Brasil, disponível em https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/meu-imposto-de-renda”, informou a Receita.

Segundo o portal Metro World News, o órgão ressaltou que jamais envia e-mails, avisos por aplicativos de mensagem (como WhatsApp ou Telegram) e celular (SMS).

“Nunca é pedido alguma informação como CPF, senha, conta bancária. As comunicações oficiais da Receita Federal orientam o contribuinte a entrar na página oficial da instituição, se autenticar e consultar suas pendências.”


+ Cotidiano