Hospital Estadual de Franca pode se chamar “Dom Diógenes Silva Matthes”

  • Teo Barbosa
  • Publicado em 4 de agosto de 2025 às 11:30
  • Modificado em 4 de agosto de 2025 às 17:19
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O nome foi proposto através de um projeto de lei da deputada Graciela na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Projeto de lei, de autoria da Delegada Graciela, publicado pela Assembleia Legislativa, propõe denominar o Hospital Estadual de Franca com o nome do Bispo Dom Diógenes Silva Matthes. A justificativa do projeto destaca a importância de Dom Diógenes para a região.

Veja a íntegra do projeto da deputada Graciela

Projeto de Lei Denomina “Dom Diógenes Silva Matthes” o Hospital Estadual de Franca, com sede naquele Município.

A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE SÃO PAULO DECRETA:

Artigo 1º – Passa a denominar-se “Dom Diógenes Silva Matthes” o Hospital Estadual de Franca, com sede naquele município.

Artigo 2º – Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

JUSTIFICATIVA

Dom Diógenes Silva Matthes, Bispo e Bispo Emérito de Franca, nasceu em 12 de outubro de 1931, Serrania, Estado de Minas Gerais; tendo sido registrado, pelos seus pais, porém, somente cinco dias depois em Caconde, no Estado de São Paulo.

Foi ordenado Presbítero em 29 de junho de 1957 na Catedral da Sé, em São Paulo, pelas mãos de Dom Antônio Maria Alves.
Como Pároco, exerceu o Ministério Sacerdotal em Ribeirão Preto e Santa Rita do Passa Quatro e São Paulo.

Atuou também como Assistente Espiritual das Equipes de Nossa Senhora, do Movimento Familiar Cristão, do Círculo Operário Católico, da Juventude Agrária Católica – JAC e Juventude Independente Católica – JIC.

Foi também Capelão da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.

Em 11 de março de 1971 foi ordenado Bispo de Franca e sua Sagração Episcopal aconteceu no dia 11 de junho desse mesmo ano, e permaneceu à frente da Diocese de Franca por 35 anos. O lema de seu brasão de armas é “Amados no Senhor!”.

No dia 29 de novembro de 2006 é aceito seu pedido de renúncia, por idade, pela Santa Sé, tornando-se Bispo Emérito de Franca.

Dom Diógenes Silva Matthes faleceu em 20 de novembro de 2016, após sofrer um infarto.

Figura bondosa e muito querida por todos os segmentos da sociedade francana e daqueles que tiveram o prazer de conhecê-lo, merece o privilégio de ter seu nome perpetuado no novel Hospital Regional de Franca.

Diante de todo o exposto e, considerando o legítimo interesse público da presente proposição, espero contar com o apoio dos meus Nobres Pares, Senhoras Deputadas e Senhores Deputados, para que, no uso habitual da sua sabedoria, expressem seu apoio ao presente Projeto de Lei que denomina “Dom Diógenes Silva Matthes” o Hospital Estadual de Franca, com sede naquele município.


+ Política