Governo faz “segunda chamada” nesta semana para quem ainda não recebeu abono do PIS 

  • Roberto Pascoal
  • Publicado em 12 de março de 2022 às 06:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Para não prejudicar os trabalhadores, ficou decidido que uma nova avaliação seria realizada

Para não prejudicar os trabalhadores, ficou decidido que uma nova avaliação seria realizada

O calendário do abono PIS/Pasep 2022 termina no mês de março. No entanto, cerca de 1,9 milhões trabalhadores ainda podem ser incluídos pela Dataprev.

Em 2022, o governo federal está pagando o abono PIS/Pasep referente ao ano-base de 2020, pois houve um atraso por conta da falta de recursos.

As verbas que seriam destinadas ao benefício foram transferidas para outras áreas em decorrência da pandemia. O programa BEm foi um dos que receberam parte do dinheiro.

Correções

De acordo com informações da Dataprev, foram detectados aproximadamente 1,9 milhão de inscrições da Rais (Relação Anual de Informações Sociais) com problemas. Geralmente, os dados estão incompletos ou com algum erro por parte das empresas (responsáveis pelo registro).

Com isso, para não prejudicar os trabalhadores, ficou decidido que uma nova avaliação seria realizada. Para se ter ideia da quantidade de pessoas, o grupo de 1,9 milhão de trabalhadores representa 3,5% do total de análises da Dataprev para o abono.

Semana que vem

Segundo o governo, a consulta para esse grupo de trabalhadores ficará disponível a partir do dia 16 de março de 2022.

Para saber se você será beneficiado, será necessário baixar e entrar no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (disponível para Android e iOS). Lá, existe a opção de verificar o abono.

Apesar de informar sobre a revisão, não há detalhes sobre como funcionará o novo calendário de pagamentos.

Portanto, será necessário aguardar um anúncio oficial do governo para que os trabalhadores saibam em que data poderão sacar o dinheiro.


+ Economia