Frente Parlamentar da Câmara tira dúvidas sobre listagem com auditoria da Prefeitura

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 14 de maio de 2021 às 13:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Vereadores e servidores pedem explicações mais detalhadas a servidores da prefeitura de Franca

Vereadores e servidores pedem explicações mais detalhadas a servidores da prefeitura de Franca

A Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Coronavírus da Câmara Municipal de Franca se reuniu com representantes da auditoria da Prefeitura na tarde de ontem, 12.

O objetivo dia vereadores era fazer questionamentos sobre como o processo está sendo realizado.

A Casa de Leis francana conta com uma equipe técnica de servidores que está apurando supostas falhas na vacinação contra a covid-19 de forma independente à sindicância do Poder Executivo.

Compareceram os vereadores Carlinho Petrópolis Farmácia (PL), vice-presidente da comissão; e os membros Gilson Pelizaro (PT) e Lurdinha Granzotte (PSL) além de funcionários da Casa.

As dúvidas foram sanadas por Ana Flávia Oliveira e Jéssica Fernandes, servidoras da Prefeitura e integrantes da sindicância municipal.

As duas puderam elucidar muitos aspectos do procedimento de vacinação. Por exemplo, os imunizantes são entregues ao município pelo DRS (Departamento Regional de Saúde), o qual já estipula quantas doses deverão ser destinadas a cada faixa etária.

Quanto às vacinações nos drive thrus, inicialmente o cadastro estava sendo manual, com os dados sendo inseridos posteriormente no sistema.

Agora o processo já se tornou informatizado, mas como o sistema do estado é instável, o preenchimento a mão ainda ocorre eventualmente.

As auditoras informaram ainda que, para chegar a duas mulheres que supostamente furaram a fila por não se enquadrarem em nenhum grupo prioritário, a sindicância realizou uma análise minuciosa da lista e lançou mão de trabalho de campo, que incluiu telefonemas e até visitas pessoais aos vacinados.

Já a investigação municipal sobre a sobra técnica (também chamada de xepa) ainda está em andamento, mas foi informado à Câmara que a aplicação dela é realizada na sede da Vigilância em Saúde de Franca.

As sobras só passaram a ocorrer em fevereiro, quando as ampolas deixaram de conter uma única dose. E foi só nesse mês que começou o cadastramento para receber as vacinas sobressalentes.

Ana Flávia e Jéssica complementaram que todos os menores de idade que receberam as doses em Franca são funcionários da saúde e que a bula da vacina não proíbe a imunização de quem tem menos de 18 anos – ela apenas não é recomendada.

Ao final da reunião, as duas se prontificaram a encaminhar documentações requisitadas pela Câmara de que elas não dispunham naquele momento.

Alguns vereadores não puderam comparecer à reunião por estarem cumprindo agenda de trabalho fora de Franca.


+ Política