Frear antes do radar: por que nem sempre reduzir a velocidade evita a multa

  • Teo Barbosa
  • Publicado em 31 de janeiro de 2023 às 10:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O bom motorista deve sempre andar nos limites permitidos da via, mas muitas vezes basta um descuido para ultrapassar a velocidade

A quantidade de radares espalhados pelas cidades e estradas é bem grande. Justamente pelo fato de que os equipamentos não fazem qualquer distinção entre o distraído e o “mal-intencionado”, o volume de multas é bastante considerável.

O bom motorista deve sempre andar dentro dos limites permitidos da via, mas muitas vezes um descuido faz com que o condutor ande em velocidade um pouco superior e pise no freio ao se aproximar do radar para corrigir o erro. Será que isso dá certo?

Para isso, é importante saber como funciona um radar, de acordo com explicação do portal UOL. 

“Pardais”

Maior parte utiliza linhas no chão para aferir em quanto tempo o veículo passou por elas. Se o tempo for menor do que o programado dentro do aparelho, uma foto é disparada. A velocidade é reconhecida pelo dispositivo após realizar um cálculo entre a distância das linhas x o tempo aferido.

Chances de freada funcionar para escapar da multa são maiores àqueles que fotografam a placa traseira (e, portanto, são posicionados para que as câmeras fiquem apontadas para o mesmo sentido da via). Isso porque as linhas de aferição ficam posicionadas mais adiante.

Se for um equipamento que fotografa a placa da frente, as linhas ficarão posicionadas antes da máquina. Por conta disso, o motorista precisará avistar o radar com maior antecedência. Muitas vezes, nesses casos, as chances de sucesso da “freadinha” são menores.

Móveis

Funciona como se estendesse uma espécie de “faixa” invisível. Quando o carro passa por ela, o aparelho detecta a velocidade. Frear antes do radar pode funcionar, desde que o tempo de reação do condutor tenha sido rápido o bastante para que o carro não chegue ao campo de detecção dessa “faixa invisível” ainda acima da velocidade permitida.

Pistola

Como o equipamento lança uma onda até o carro, e assim ela retorna até o aparelho medidor já com a velocidade, vai depender do momento em que o fiscal de trânsito realizou o disparo.

Não há variáveis nem quanto à capacidade de aferição da máquina, pois pode registrar veículos dentro de um quilômetro de distância.


+ Trânsito