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O bom motorista deve sempre andar nos limites permitidos da via, mas muitas vezes basta um descuido para ultrapassar a velocidade
A quantidade de radares espalhados pelas cidades e estradas é bem grande. Justamente pelo fato de que os equipamentos não fazem qualquer distinção entre o distraído e o “mal-intencionado”, o volume de multas é bastante considerável.
O bom motorista deve sempre andar dentro dos limites permitidos da via, mas muitas vezes um descuido faz com que o condutor ande em velocidade um pouco superior e pise no freio ao se aproximar do radar para corrigir o erro. Será que isso dá certo?
Para isso, é importante saber como funciona um radar, de acordo com explicação do portal UOL.
“Pardais”
Maior parte utiliza linhas no chão para aferir em quanto tempo o veículo passou por elas. Se o tempo for menor do que o programado dentro do aparelho, uma foto é disparada. A velocidade é reconhecida pelo dispositivo após realizar um cálculo entre a distância das linhas x o tempo aferido.
Chances de freada funcionar para escapar da multa são maiores àqueles que fotografam a placa traseira (e, portanto, são posicionados para que as câmeras fiquem apontadas para o mesmo sentido da via). Isso porque as linhas de aferição ficam posicionadas mais adiante.
Se for um equipamento que fotografa a placa da frente, as linhas ficarão posicionadas antes da máquina. Por conta disso, o motorista precisará avistar o radar com maior antecedência. Muitas vezes, nesses casos, as chances de sucesso da “freadinha” são menores.
Móveis
Funciona como se estendesse uma espécie de “faixa” invisível. Quando o carro passa por ela, o aparelho detecta a velocidade. Frear antes do radar pode funcionar, desde que o tempo de reação do condutor tenha sido rápido o bastante para que o carro não chegue ao campo de detecção dessa “faixa invisível” ainda acima da velocidade permitida.
Pistola
Como o equipamento lança uma onda até o carro, e assim ela retorna até o aparelho medidor já com a velocidade, vai depender do momento em que o fiscal de trânsito realizou o disparo.
Não há variáveis nem quanto à capacidade de aferição da máquina, pois pode registrar veículos dentro de um quilômetro de distância.