Franquias da Stanley: quanto custa e como ter uma loja da marca de copos térmicos

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 18 de fevereiro de 2024 às 11:00
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Rede começou expansão no país em 2021. Brasil é o país com mais lojas da marca e o único que opera por meio do franchising

Febre entre consumidores globais, a Stanley, fabricante dos copos térmicos que ganharam as redes sociais, vê o Brasil como um mercado estratégico.

A prova disso são as 32 lojas físicas espalhadas em 20 cidades brasileiras que têm a missão de aproximar ainda mais o consumidor do produto. Todas as unidades funcionam no formato de franquia.

A gestão é feita pela própria marca, e os interessados devem buscar o time comercial da Stanley no Brasil. A empresa contratou uma consultoria especializada para atuar no desenvolvimento do projeto.

O investimento inicial total para ter uma franquia da Stanley varia de acordo com alguns indicadores, como localização, capacidade de armazenagem e gestão, mas a taxa de franquia, que é o valor pago para ter o direito de uso da marca, suporte, treinamento e outros benefícios da franqueadora, é de R$ 60 mil.

A Stanley pretende abrir entre 30 e 40 franquias no Brasil em 2024

Atualmente não há vinculo entre os canais franquia e digital, este último operado pela própria Stanley. “As lojas/quiosques são pontos de venda físicos estrategicamente posicionados em shoppings centers de maior representatividade nas cidades.

Em um momento futuro, poderemos ter a integração do on e off, visto que estamos em busca da melhor experiência ao consumidor”, diz a marca.

A primeira loja brasileira foi aberta em 2021 em Campinas, no interior de São Paulo, e a mais recente foi inaugurada em fevereiro no Beiramar Shopping, em Florianópolis (SC).

Fora do país, só existem quatro lojas exclusivas de produtos Stanley na Argentina e uma no Chile, mas nenhuma é operada por franqueado. O Brasil é o único país em que a marca opera por meio do franchising.

Patenteado

O copo Stanley usa uma tecnologia de isolamento térmico patenteada e desenvolvida em 1913 pelo engenheiro William Stanley Jr., de Nova York. Ele trabalhava com transformadores elétricos e percebeu que a mesma tecnologia poderia ser aplicada a outros produtos.

Segundo o portal da revista PEGN, no início, o produto se apresentava como um item “inquebrável”, atraindo principalmente trabalhadores braçais e soldados.

Em 2002, a marca se internacionalizou após ser adquirida pelo grupo Pacific Market International (PMI) Worldwide.

Os copos Stanley chegaram ao Brasil em 2015, com a expansão global da PMI. Durante a pandemia, acabou viralizando nas redes sociais e se tornou objeto de consumo – e alvo de pirataria. Atualmente, os copos oficiais da marca no Brasil custam cerca de R$ 315.


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