Franca tem queda nas mortes e índice de transmissão da Covid-19 fica abaixo de 1

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 12 de dezembro de 2021 às 08:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Secretário de Saúde atribui à vacinação redução de casos e óbitos na cidade. Cobertura vacinal com duas doses chega a 74% da população

Franca passa pelo momento mais controlado da pandemia

 

Há 12 dias, Franca passa pelo momento mais controlado da pandemia. A taxa de transmissão do vírus está em 0,75 – o ideal, segundo as autoridades em saúde é estar abaixo de 1.

O índice na cidade significa que cada 100 pessoas podem infectar outras 75 com o novo coronavírus.

Na última sexta-feira (10), a cidade registrou o primeiro óbito desde o dia 29 de novembro. Segundo o boletim epidemiológico, trata-se de uma mulher de 67 anos que tinha comorbidades.

Apesar da morte, o atual cenário da pandemia na cidade é de estabilidade, avalia o secretário municipal da Saúde, Lucas Souza.

“É nítida a queda de casos de Covid e casos graves também com o que a gente enfrentou em abril e maio deste ano. A gente atribui isso à cobertura vacinal. Conforme a vacinação foi aumentando, o número de casos graves e pessoas que procuraram a rede de urgência diminuiu”, diz.

Ao todo, Franca soma 1.044 óbitos desde o início da pandemia em março de 2020.

Pós confinamento

O pior momento da crise sanitária foi em maio e junho deste ano, quando a ocupação nas unidades de terapia intensiva (UTI) atingiu 100% com o número de casos em crescimento exponencial.

A situação causou o esgotamento de leitos para tratar casos graves da doença na cidade e nos municípios vizinhos, o que levou a prefeitura a decretar um confinamento de 15 dias, o mais longo de toda a região.

Até farmácias e supermercados tiveram que fechar as portas por imposição do prefeito Alexandre Ferreira (MDB).

Cobertura vacinal

Com a vacinação intensificada, o número de casos graves começou a cair progressivamente e a infecção também. Desde o início da aplicação das doses, 74% dos moradores já completaram o esquema vacinal.

“A ocupação nos leitos caiu bastante e gente nota a vacina fazendo efeito e diminuindo os casos graves, consequentemente dando um alívio para a estrutura de urgência pré-hospitalar e desafogando os leitos de UTI e enfermaria do Covid”, afirma Souza.

Na sexta-feira, a taxa de ocupação das UTIs estava em 20%. No Sistema Único de Saúde (SUS), dos 25 leitos disponíveis, 5 estavam ocupados com pacientes em estado grave.

Já na rede particular, dos 5 leitos oferecidos, apenas um mantinha paciente em tratamento.

“Ainda que a pandemia esteja sob controle e a campanha de vacinação está em andamento, a gente precisa continuar seguindo os protocolos sanitários, a utilização de máscara, álcool em gel e evitar aglomeração”, diz o secretário.

Informações G1


+ Saúde