Fórum Internacional do Calçado reúne fabricantes e discute sustentabilidade

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 24 de março de 2022 às 13:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Empresas do setor que cuidam do meio ambiente são bem vistas pelo mercado; mais de 50 fábricas buscam certificação

Empresas do setor que cuidam do meio ambiente são bem vistas pelo mercado; mais de 50 fábricas buscam certificação

Organizada pela Confederação Europeia da Indústria Calçadista (CEC, sigla em inglês), a 6ª edição do Fórum Internacional do Calçado, ocorrida de forma digital no último dia 22 de março, discutiu temas pertinentes ao universo da indústria calçadista internacional.

Com participação de representantes da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), FDRA (associação dos lojistas e distribuidores de calçados nos Estados Unidos), APICCAPS (associação das indústrias de calçados de Portugal), Assocalzaturifici (associação das indústrias de calçados da Itália), Hong Kong Footwear Association (associação das indústrias de calçados de Hong Kong), o congresso trouxe temas como acordos de comércio exterior e sustentabilidade da cadeia produtiva.

A gestora de Projetos da Abicalçados, Letícia Sperb Masselli, que representou os calçadistas brasileiros, destacou que chamou a atenção dos representantes dos Estados Unidos, Europa e de convidados latino-americanos a certificação Origem Sustentável.

Única certificação ESG (sigla em inglês que abrange conceitos de governança ambiental, social e corporativa) da cadeia calçadista no mundo, a iniciativa destaca empresas fornecedoras de componentes e do produto final que adotam práticas sustentáveis nos pilares econômico, ambiental, social e cultural.

“Existe uma tendência de incremento mundial na busca não somente por produtos sustentáveis, mas por empresas que tenham propósitos e práticas sustentáveis, que respeitem os direitos humanos e a natureza. O fato ficou bastante latente no Congresso, sendo que já saímos com reuniões importantes encaminhadas com representantes dos mercados dos Estados Unidos, da Europa e de países da América Latina”, conta Letícia.

Origem Sustentável

Levando em consideração as dimensões ambiental, econômica, social e cultural traduzidos em 104 indicadores desenvolvidos em consonância com parâmetros internacionais de ESG, o Origem Sustentável é o único programa de certificação de sustentabilidade da cadeia calçadista no mundo.

O objetivo é certificar desde fornecedores de componentes até o fabricante de calçados, fechando o ciclo produtivo. O programa certifica processos produtivos sustentáveis e conta com auditorias externas do SENAI, SGS, Intertek, Bureau Veritas e DNV.

Atualmente, já estão certificadas a Vulcabras, Bibi, Beira Rio, Usaflex, Piccadilly, Boxprint, Caimi & Liaison, Bertex, Tintas Killing, Perfil Injetados e Fibertex. Encontram-se em processo de certificação outras gigantes da cadeia calçadista, como a Schutz, Ramarim, Via Marte, Redeplast, Calçados Ala e Bebecê, além de mais de 50 fabricantes de calçados e componentes do Brasil.


+ Economia