Estudos revelam o poder da barba no competitivo mundo das vendas e serviços. Veja

  • Nene Sanches
  • Publicado em 20 de junho de 2021 às 16:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Profissionais de vendas e serviços são capazes de incrementar seu desempenho ao exibirem fotos com barba em perfis como LinkedIn e em materiais de marketing.

Qualquer aspecto ligado à aparência, como cabelo, passa um tipo de informação ao cliente, mesmo que inconscientemente

Compradores em potencial consideram vendedores que usam barba mais experientes e, portanto, mais confiáveis, ​​em comparação com seus colegas de rosto lisinho, com barba por fazer ou bigode.

E isso independe de raça, etnia, idade, renda, atratividade e simpatia, tampouco do setor ou do contexto no qual os profissionais atuam (presencial ou online).

Eis o que revela um “combo” de cinco estudos publicados no Journal of Business Research sobre o poder da barba no competitivo mundo das vendas.

Neste segmento, experiência e confiabilidade são essenciais para a construção de relacionamentos e a conversão de novos negócios.

Isso também vale para o setor de serviços (nos quais os barbados receberam índices de satisfação mais elevados).

Em uma das análises do estudo foram implantados anúncios de representantes comerciais com e sem barba a fim de examinar a eficácia de um negócio no mundo real.

De acordo com notícia publicada pelo portal 6 Minutos, a versão barbada gerou uma taxa de cliques (CTR) bem mais alta, o que coloca potenciais clientes no pipeline de vendas.

Na prática, a CTR atingiu 2,66%, número significativamente acima das médias da indústria — cerca de 0,71% (serviços industriais) e 1,04% (tecnologia).

A barba pode entrar e sair de moda, mas, de uma perspectiva evolutiva, representa uma vantagem sutil no que se refere à competência, liderança e status”, diz Sarah Mittal, professora da St. Edward’s University e co-autora da pesquisa.

“Deixar uma barba saudável crescer sinaliza não apenas uma espécie de ‘imunocompetência’ no trabalho, mas também tem efeitos na forma como o indivíduo é avaliado em outras facetas da vida.”